Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Evento aborda distribuição desigual dos riscos do envelhecimento

Evento aborda distribuição desigual dos riscos do envelhecimento

por Thais Cardoso - publicado 07/11/2017 13:35 - última modificação 08/11/2017 10:41

Palestrante será o docente da University of West London e pesquisador da Universidade de Oxford Hafiz Khan

Embora o envelhecimento da população seja uma tendência global, seu impacto não é igual para todos os países. Para abordar como o envelhecimento populacional desigual impactará o bem-estar dos indivíduos na vida futura, o Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP promove a conferência Global Population Aging: Unequal Distribution of Risks in Later Life between Developed and Developing Countries.

 

No evento, o professor da University of West London Hafiz Khan vai discutir quatro áreas principais da distribuição desigual de riscos entre países desenvolvidos e em desenvolvimento na vida madura e velhice: segurança financeira na aposentadoria, recursos familiares para idosos, mão-de-obra e mercado de trabalho para idosos e carga de doença em transição epidemiológica.

 

O envelhecimento da população global é em parte um resultado da melhoria da saúde e do desenvolvimento de programas de bem-estar social relacionados à idade em todo o mundo. Pode ser visto como um indicador da capacidade e do compromisso de uma sociedade de fornecer bem-estar à população idosa. Esse processo também pode ajudar a criar novas oportunidades não só para pessoas mais velhas, mas para o desenvolvimento positivo da sociedade em geral.

 

Hafiz Khan é docente de Saúde Pública do College of Nursing, Midwifery and Healthcare, and the Graduate School da University of West London e pesquisador colaborador do Oxford Institute of Population Ageing da Universidade de Oxford.

 

A conferência é uma das atividades relativas à visita do Prof. Hafiz Khan financiada pela Fapesp e Newton Fund, organizada pela professora Carla da Silva Santana Castro da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP  e pelo GPublic - Centro de Estudos em Gestão e Políticas Públicas Contemporâneas, coordenado pelos professores Claudia e João Passador.

 

A palestra será em inglês, mas haverá tradução. Mais informações: jhenrique@usp.br ou (16) 3315-0368.

 


Global Population Aging: Unequal Distribution of Risks in Later Life between Developed and Developing Countries
21 de novembro, 15h
Salão de Eventos do Centro de Tecnologia da Informação de Ribeirão Preto (CeTI-RP) da USP
Inscrições gratuitas, neste link
Página do evento

registrado em: ,