Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Evento discute invisibilidades no mercado de trabalho

Evento discute invisibilidades no mercado de trabalho

por Thais Cardoso - publicado 01/05/2017 10:53 - última modificação 01/05/2017 10:53

Docente de universidade canadense aborda temas como relações sociais, violência e saúde mental no ambiente profissional

O Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP e a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP realizam no dia 10 de maio, a partir das 15h, no anfiteatro Prof. Dr. Ivo Torres da FEA-RP, a conferência “Invisibilidades nos Mundos do Trabalho Contemporâneo”. O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas neste link.

O docente da Universidade do Quebec em Montreal (UQAM) Angelo Soares vai discutir basicamente três tipos de invisibilidade no trabalho: a negação, quando não se reconhece o trabalho ou as competências necessárias para sua realização; o eufemismo, que minimiza as competências do trabalho realizado; e a espetacularização, que dá destaque apenas para alguns aspectos do trabalho, ofuscando outras dimensões importantes.

No evento também serão analisadas invisibilidades típicas do trabalho no setor de serviços, como as emoções e o uso do corpo, as diferentes relações sociais (gênero, raça, idade e classes, entre outras) e as violências e problemas de saúde mental.

Soares é professor no Departamento de Organização e Recursos Humanos da Escola de Ciências da Administração da Universidade do Quebec em Montreal, no Canadá.  Suas pesquisas abordam as emoções no trabalho, o assédio moral e outras formas de violência no trabalho, o trabalho das mulheres e a saúde mental no ambiente profissional. É também professor visitante na USP, Unesp, UnB, PUC-SP e na University of Economics de Ho Chi Minh, no Vietnã.

Mais informações: (16) 3315 0368 ou jhenrique@usp.br.

Invisibilidades nos Mundos do Trabalho Contemporâneo
10 de maio, 15h
Anfiteatro Prof. Dr. Ivo Torres, Bloco A (FEA-RP)
Evento gratuito e aberto ao público - inscrições neste link