Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Evento discute o potencial da energia eólica no Brasil

Evento discute o potencial da energia eólica no Brasil

por Flávia Dourado - publicado 15/10/2012 00:00 - última modificação 07/01/2014 11:22

Debate sobre O Lugar da Eólica no Planejamento Enérgico marca o lançamento do livro "Energia Eólica". O evento será no dia 30 de outubro, às 10h, no IEA.

Capa do livro Energia Eólica organizado por José Eli da Veiga.

ASSISTA AQUI AO VÍDEO
VEJA AS FOTOS

O Lugar da Eólica no Planejamento Enérgico é o tema do debate que acontece no dia 30 de outubro, às 10h, na Sala de Eventos do IEA. O evento marca o lançamento do livro "Energia Eólica" (Editora Senac, 215 págs., R$ 39,90), organizado por José Eli da Veiga, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e do Instituto de Relações Internacionais, ambos da USP.

Participam da mesa-redonda Elbia Melo, presidente executiva da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), e Osvaldo Soliano, diretor do Centro Brasileiro de Energia e Mudança do Clima (CBEM) e um dos autores da obra.  A mediação ficará a cargo de Eli da Veiga.

Os debatedores falarão sobre o aproveitamento da eletricidade gerada a partir dos ventos na diversificação da matriz energética brasileira e na promoção do desenvolvimento sustentável.

Livro
O livro reúne ensaios sobre o potencial da energia eólica na transição para uma economia de baixo carbono, no progresso tecnológico, na criação de empregos e na descentralização das usinas de geração de energia do país.

O livro contém uma introdução escrita por Eli da Veiga e dois capítulos: um de autoria de Osvaldo Soliano e outro escrito por Adilson Oliveira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Além de abordar os benefícios da instalação de turbinas eólicas em termos de eficiência energética e de sustentabilidade ambiental, os capítulos tratam dos desafios que se colocam para a massificação dessa fonte de energia.

registrado em: ,