Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Evento inaugura projeto comparativo entre São Paulo e Cidade do México

Evento inaugura projeto comparativo entre São Paulo e Cidade do México

por Flávia Dourado - publicado 10/08/2012 17:35 - última modificação 13/02/2014 17:13

Nos dias 20 e 21 de agosto, o IEA e o Colegio de México realizaram o seminário inaugural do Projeto Comparativo São Paulo—Cidade do México.

marthaschteingart.jpgNos dias 20 e 21 de agosto, o IEA e o Colegio de México realizaram o seminário inaugural do Projeto Comparativo São Paulo—Cidade do México, destinado à integração de pesquisadores mexicanos e brasileiros e à definição do cronograma de trabalho para os próximos 12 meses, além de estabelecer os produtos a serem elaborados no período. Os eixos temáticos dos estudos são: segregação, habitação e serviços urbanos; violência e direitos humanos; pobreza e lutas sociais; governo e políticas públicas; e meio-ambiente (leia entrevista com Camila D'Ottaviano, a coordenadora brasileira do projeto).

Pelo Colegio de México, participaram Arturo Alvarado, do Centro de Estudios Sociológicos; Martha Schteingart, José Luis Lezama, Vicente Ugalde e Araceli Damián, os quatro do Centro de Estudios Demográficos, Urbanos y Ambientales; e José Luis Méndez, do Centro de Estudios Internacionales. Pelo lado brasileiro, estiveram presentes Suzana Pasternak e Camila D'Ottaviano, ambas da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU); Sérgio Adorno, Lúcio Kowarick e José Álvaro Moisés, os três da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH); Edson Nunes, da PUC-SP; Emmanuel S. Nunes de Oliveira Jr., do Ministério Público Federal; e Neli Aparecida de Mello-Théry, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (Each). A coordenação do projeto é de Martha Schteingart e Camila D'Ottaviano.

Martha Scheteingart já participou das atividades do IEA em novembro de 2010, quando fez três conferências: A Pesquisa Urbana no México e na América Latina — Orientações Teóricas e Temas Relevantes; A Divisão Social do Espaço e a Habitação Popular nas Cidades Latino-Americanas — Aspectos Teórico-Metodológicos e Resultados de uma Pesquisa para as Principais Metrópoles Mexicanas; Cidade e Meio Ambiente — Expansão Urbana e Impacto Ambiental na Cidade do México. Os vídeos desses eventos estão na seção Cidades da Midiateca Online do Instituto.

O projeto integra a agenda de atividades das metacuradorias Glocal e O Comum. A primeira destina-se à pesquisa e análise crítica das interrelações global-local; a segunda é voltada aos temas de impacto direto na vida social. integra a agenda de atividades da metacuradoria O Comum do IEA, voltada à pesquisa e análise crítica de temas de impacto direto na vida social.

.

Fotos (a partir do alto): CBNSPNacho Pintos e Divcom/IEA