Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Evento internacional em Campinas recebe palestra do coordenador pró-tempore de IEA Polo São Carlos

Evento internacional em Campinas recebe palestra do coordenador pró-tempore de IEA Polo São Carlos

por Thais Cardoso - publicado 06/10/2014 11:50 - última modificação 12/08/2015 09:58

eventoCampinasO coordenador pró-tempore do Instituto de Estudos Avançados (IEA) Polo São Carlos da USP, prof. Hamilton Varela, participou entre os dias 24 e 26 de setembro do 7th Workshop on Thermodynamics, Disequilibrium and Evolution (TDE), no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP).

Esta foi a primeira vez que o Brasil sediou uma edição do evento. Organizado pelo CNPEM, em parceria com o Instituto de Astrobiologia da NASA, o workshop teve como objetivo explorar as relações entre os sistemas biológicos e planetários, considerando seus aspectos dinâmicos.

Tradicionalmente interdisciplinares, esses estudos requerem interação entre diversas áreas de pesquisa, o que é muito característico da Astrobiologia. Esse campo de pesquisa estuda os fenômenos naturais envolvidos na origem, evolução e distribuição da vida no universo, considerando suas relações complexas com ambientes planetários e astronômicos.

Varela apresentou a palestra Coupled disparate time-scales in oscillating chemical reactions at surfaces e mostrou resultados experimentais e teóricos obtidos em seus grupos de pesquisa no Instituto de Química de São Carlos e no IEA Polo São Carlos, ambos da USP. "Resultados da dinâmica complexa observada em reações relativamente simples têm nos ajudado a entender e explorar o eventual papel da química de superfície em processos que deram origem às primeiras formas de vida", afirma Varela.

O workshop reuniu diversos especialistas em Astrobiologia a fim de discutir as abordagens experimentais e teóricas para restringir os cenários de origem da vida em nosso planeta, e explorar as possibilidades de vida que surgem em outros lugares do Universo. Entre os especialistas, o grande destaque foi a presença da pesquisadora israelense Ada Yonath. Ao lado dos pesquisadores Venkatraman Ramakrishnan e Thomas Steitz, ela foi ganhadora do prêmio Nobel de Química em 2009 por seus estudos para a determinação da estrutura do ribossomo.

Outros eventos

O coordenador pró-tempore do IEA Polo São Carlos ainda participa de outros dois grandes eventos em 2014. Em outubro, ele participa do 226th Meeting of The Eletrochemical Society, no México, como coordenador de uma das sessões do evento, sobre complexidade em sistemas multi-escala. Já em novembro, ele vai à Alemanha participar do 3rd Ertl Symposium on Surface Analysis and Dynamics, no qual faz parte da organização e do comitê científico.