Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Conselho Deliberativo confere título de professor honorário a 4 ex-diretores

Conselho Deliberativo confere título de professor honorário a 4 ex-diretores

por Mauro Bellesa - publicado 15/01/2021 10:10 - última modificação 04/02/2021 12:53

Em reunião no dia 14 de dezembro, o Conselho Deliberativo (CD) do IEA atribuiu o título de professor honorário a quatro ex-diretores do IEA: Jacques Marcovitch, Umberto Cordani, João Steiner (in memoriam) e Cesar Ades (in memoriam). A solenidade de concessão do título aos quatro será virtual, no primeiro semestre de 2021.

O título de professor honorário do IEA é atribuído a professores aposentados (ainda que continuem a atuar na USP) ou não mais vinculados à Universidade com destacada trajetória de contribuição ao ensino, à pesquisa e  à extensão.

Os novos professores honorários, além de suas atividades acadêmicas, destacaram-se também como gestores na Universidade e/ou fora dela, em organismos governamentais, entidades científicas e projetos nacionais e internacionais.

 

Jacques Marcovitch
Jacques Marcovitch

Jacques Marcovitch
Diretor do IEA de 1989 a 1993, Marcovitch é doutor em administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) e mestre pela Universidade Vanderbilt, EUA. Realizou pós-doutorado no Instituto Internacional de Administração, Suíça. Foi reitor da USP de 1997 a 2001, pró-reitor de Cultura e Extensão Universitária de 1994 a 1997 e diretor da FEA de 1983 a 1986. No setor público, presidiu as empresas de energia do Estado de São Paulo (CESP, CPFL, Eletropaulo e Comgás) e foi secretário de Economia e Planejamento do Estado de São Paulo. Atualmente, além das atividades acadêmicas como professor sênior da FEA, da qual é professor emérito, e do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP, integra o Conselho Superior do Instituto Graduado de Estudos Internacionais e do Desenvolvimento (IHEID, na sigla em inglês). Recebeu do governo francês a Ordem Nacional da Legião de Honra da França. No Brasil, foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem do Rio Branco, outorgada pelo Ministério das Relações Exteriores, e a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico, concedida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

 

Umberto Cordani
Umberto Cordani

Umberto Cordani
Especialista em geocronologia, Cordani foi diretor do IEA de 1994 a 1997 e diretor do Instituto de Geociências (IGc) de 1981 a 1991. Especializou-se em geocronologia na Universidade da Califórnia em Berkeley, EUA, e obteve o título de doutor pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFLC).  Realizou pesquisa de pós-doutorado na Universidade Livre de Bruxelas, Bélgica. É professor emérito do IGc e foi professor visitante de diversas universidades estrangeiras, entre as quais a Universidade Livre de Bruxelas, a Universidade do Chile, a Universidade do Texas em Dallas, a Universidade de Oxford, a Universidade da Califórnia em San Diego, a Universidade de Estudos de Milão, a Universidade de Aveiro, a Universidade de Estrasburgo, a Universidade de Marselha e a Universidade Cornell. Presidiu a União Internacional de Ciências Geológicas. É membro da Academia Brasileira de Ciências bem como das academias de ciências de  França, Portugal, Latino-Americana e da Academia Mundial de Ciências para o Desenvolvimento da Ciência em Países em Desenvolvimento (TWAS, na sigla em inglês). Recebeu a Grã-Cruz da Ordem do Mérito Científico, concedida pelo MCTI, e a comenda Ordem das Palmas Acadêmicas, conferida pelo governo francês.

 

João Steiner
João Steiner

João Steiner (in memoriam)
Diretor do IEA de 2003 a 2007 e diretor do Instituto Astronomia, Geofísicas e Ciências Atmosféricas (IAG), Steiner morreu em setembro de 2020, aos 70 anos, ainda integrante do quadro de professores ativos da USP como professor titular. Formou-se em física pelo Instituto de Física (IF) e tornou-se mestre e doutor pelo IAG, tendo realizado pós-doutorado na Universidade Harvard, EUA. Desde 2014, coordenava, pela Fapesp, a participação brasileira do projeto de construção do Telescópio Gigante de Magalhães, no Observatório Las Campanas, Chile. Antes, de 1996 a 2003, foi membro dos conselhos diretores dos telescópios Gemini, SOAR e GMT. Steiner foi presidente da Sociedade Astronômica Brasileira, secretário geral da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), diretor de Ciências Espaciais e Atmosféricas do Inpe (1987-1989), diretor do Laboratório Nacional de Astrofísica, secretário do MCTI e coordenador da implantação do Sistema Paulista de Parques Tecnológicos. Era membro da Academia Brasileira de Ciências, da Academia de Ciências do Estado de São Paulo e da Twas, além de membro honorário da Sociedade Astronômica Americana, dos EUA.

 

César Ades
César Ades

César Ades (in memoriam)
Referência nacional e internacional em etologia (estudo do comportamento dos animais), Ades foi diretor do IEA de 2008 a 2011. Foi também diretor e vice-diretor do Instituto de Psicologia (IP), onde desenvolveu toda sua carreira acadêmica, da graduação à livre-docência, tendo se aposentado como professor titular meses antes de sua morte aos 69 anos em março de 2012. Integrou o Conselho Internacional de Etologistas e a Sociedade Internacional de Psicologia Comparativa, além de ter sido vice-presidente da Sociedade Brasileira de Etologia, da qual foi um dos fundadores. Foi editor da "Revista de Etologia" e membro conselho editorial das revistas "Behavior and Philosophy" e "Acta Ethologica". Participou do Conselho Curador da Fuvest e do Conselho Deliberativo do Hospital Universitário da USP.

 

 

Fotos (a partir do alto): 1 e 2, IEA-USP; 3, IAG-USP; 4, Agência USP