Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / IEA e ZiF promovem a exposição "Encantar na fronteira do conhecimento", no MariAntonia

por Beatriz Herminio - publicado 06/07/2022 16:10 - última modificação 24/08/2022 10:44

Banner GraceA partir das 11h do dia 6 de agosto, a exposição Encantar na fronteira do conhecimento (do inglês, Grace at the boundary of knowledge), da artista Sandra Boeschenstein, estará aberta para visitação no Centro MariAntonia da USP. Com entrada gratuita, a exposição irá até 20 de novembro e receberá o público de terça a domingos e feriados, das 10h às 18h. Na abertura, haverá uma conversa com a expositora às 12h.

Com curadoria de Martin Grossmann, do IEA, e Britta Padberg, do Centro de Pesquisa Interdisciplinar (ZiF) da Universidade de Bielefeld, a exposição mostra um "encontro não regulamentado de coisas, imagens e palavras que libera as qualidades e potenciais da mídia", e a atenção da artista se concentra nessas transições e nos modos de experimentá-las. Segundo os organizadores, "a exposição é um contínuo de gestos entrelaçados, colocando o ato de percepção no centro e tornando visível a natureza dinâmica dos significados".

“O Centro Maria Antonia da USP neste caso se torna uma extensão em interação desta plataforma interdisciplinar ao propiciar a ambiência e a necessária complementaridade para sua realização. Esta parceria seja com o Maria Antonia, seja com o ZIF, potencializa ainda mais essa missão ambiciosa de investir no encontro de diferentes culturas, conhecimentos, disciplinas, saberes e práticas que o IEA vem realizando ao longo de seus 35 anos de vida”, explica Grossmann.

A atividade é uma cooperação do ZiF com o IEA. O apoio é da Fundação suíça para a cultura Pro Helvetia, do Grupo de Pesquisa Fórum Permanente e da Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU).

A artista

Sandra Boeschenstein é uma artista visual que vive e trabalha em Zurique, na Suíça. Por um ano, estudou Filosofia e História da Arte na Universidade de Zurique, formando-se como artista na Universidade de Artes de Berna em 1995.

Por meio do desenho, ela se propõe a buscar conhecimento e explorar a interação entre percepção e pensamento, trabalhando a fronteira entre tangível e intangível, entre imagem e linguagem, e entre informação e poesia. Ao longo dos últimos anos, tem expandido seu desenho em papel para desenhos em paredes, nos quais dispõe objetos reais que se relacionam com as imagens e linhas no espaço.

“Em que momento uma coisa existe e como ela adquire significado? De que forma situação, imagem e linguagem se tocam? Qual é a aparência de um conhecimento que acena entre matéria, imagem e linguagem, não mais podendo ser extraído? Trazer luz para a escuridão é mais simples do que trazer escuridão para a luz. A fronteira do conhecimento se forma no jogo livre de hierarquias dessas duas ações.”
Sandra Boeschenstein

Encantar na fronteira do conhecimento
6 de agosto a 20 de novembro
Terça a domingos e feriados, das 10h às 18h.

Centro MariAntonia da USP - Edifício Joaquim Nabuco
Rua Maria Antônia, 258, Vila Buarque - São Paulo, SP