Exposição resgata acervo de artes do Campus Ribeirão Preto da USP
O Espaço Cultural do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP recebe até o dia 10 de novembro a exposição “Galeria 82.88”. A mostra reúne peças do acervo da Prefeitura do Campus Ribeirão Preto da USP, criado a partir de doações feitas à então Assessoria Cultural (hoje Seção de Atividades Culturais) por artistas plásticos que participaram de exposições na antiga Galeria Campus-Banespa.
Localizada no prédio que abrigava o então banco Banespa no campus, a galeria foi inaugurada em 28 de maio de 1982 com uma exposição coletiva de artistas plásticos da cidade, entre eles Bassano Vaccarini, Dante Veloni, Francisco Amêndola, Maria Cecília Guarnieri, Norma Campaz, Odilla Mestriner e Pedro Manoel-Gismondi. O espaço funcionou durante seis anos e foi desativado em 1988 para dar lugar a uma ampliação do banco. Hoje, o prédio abriga o Espaço Cultural do IEA-RP, resgatando a mesma finalidade da época.
A mostra é composta por 18 quadros de Ademar Naves, Bartira, Dante Veloni, Marcello Grassmann, Maria Cecília Guarnieri, Teresa Duarte, Odilla Mestriner, Paulo Pasta, Pedro Manoel-Gismondi e Vera Ferro, artistas que transitavam pela cidade na década de 80 e ajudaram a construir um movimento efervescente nas artes plásticas locais. Há ainda recortes de jornais sobre as exposições realizadas que contextualizam a Ribeirão Preto da época. Folders dessas mostras também estão entre as peças expostas.
Os quadros, que antes ficavam espalhados em diversos espaços da Prefeitura do Campus, passaram por um processo de limpeza e padronização das molduras. Após a exposição, eles serão realocados em um corredor especial do prédio da administração e poderão ser visitados permanentemente.
A exposição pode ser visitada de segunda a sexta, das 8h às 17h. O Espaço Cultural fica localizado no campus da USP Ribeirão Preto, na Rua Pedreira de Freitas, casa 20, próximo ao Prédio Central da Faculdade de Medicina.
Mais informações: iearp@usp.br.