Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Seminário discute a formação de dirigentes e líderes do amanhã

Seminário discute a formação de dirigentes e líderes do amanhã

por Sylvia Miguel - publicado 01/04/2016 17:05 - última modificação 04/05/2016 14:46

Parceria franco-brasileira lança convênio e discute em seminário a construção de novas metodologias para o aperfeiçoamento de profissionais de nível superior.

A formação de dirigentes e líderes e as novas metodologias para o aperfeiçoamento de quadros profissionais de nível superior será tema de um seminário bilíngue e binacional, realizado numa parceria franco-brasileira entre a Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP e o Institut de Hautes Études pour la Science et la Technologie (IHEST, na sigla em francês).

Organizado pela EACH, o IHEST, Grupo de Pesquisa Políticas Públicas, Territorialidade e SociedadeConsulado Geral da França em São Paulo, o seminário Ciências, Inovação e Sociedade: Profissionalização e Talentos do Amanhã - Sciences, Innovation et Société: Formation, Professionnalisation et Talents de Demain acontece nos dias 7 e 8 de abril, no Auditório Verde da EACH, e dia 11 de abril, na antiga Sala do Conselho Universitário da USP, sempre das 9h às 18h. Esses encontros serão abertos ao público e terão tradução simultânea e transmissão ao vivo pela internet.

Nos dias 12 e 13 de abril haverá uma programação científica em São Paulo organizada pelo consulado francês para um grupo de 40 auditores franceses. Entre os dias 14 e 16 de abril, os auditores, que também são estudantes da IHEST, participam de debates em Belém (PA).

Veja a programação completa.

“A ideia é que esses profissionais conheçam a realidade brasileira e tragam contribuições para a construção de novas metodologias de formação continuada no Brasil. As experiências brasileira e francesa servirão de subsídio para a produção de novos conhecimentos nessa área”, diz a professora Neli Aparecida de Mello-Théry, vice-diretora da EACH e coordenadora do grupo de pesquisa que organiza o seminário.

Segundo a professora, o IHEST e a EACH firmaram um convênio de cooperação de ensino e pesquisa que já conta com um plano de trabalho para os próximos dois anos, voltado ao desenvolvimento de metodologias para a formação de dirigentes de nível superior. Na abertura do seminário, haverá a assinatura simbólica do documento, disse.

O IHEST é uma instituição criada há 11 anos que atua interdisciplinarmente na formação continuada de diretores, coordenadores, gestores e profissionais em nível de pós-doutorado. Em comparação, a EACH, criada há 10 anos, possui cursos interdisciplinares em nível de graduação e pós-graduação.

“Pretendemos afinar interesses e produzir novos saberes para a formação de dirigentes que sejam capazes de pensar o amanhã. O profissional do futuro precisa de habilidades para enfrentar um mundo em ebulição e constante mudança. Precisamos pensar quais inovações serão necessárias para dar suporte a esse novo modelo de desenvolvimento”, disse a vice-diretora da EACH.

Com profissionais de diversas áreas, os seminários serão norteados pelo tema geral “Novos espaços de desenvolvimento em ciência e tecnologia na mundialização”. Os especialistas discutirão ensino superior e sistemas de cotas, mulheres na carreira científica, inovação, tecnologia e sociedade, além de experiências metodológicas para a formação de dirigentes no Brasil e na França.


Ciências, Inovação e Sociedade: Profissionalização e Talentos do Amanhã - Sciences, Innovation et Société: Formation, Professionnalisation et Talents de Demain

Dias 7 e 8 de abril, no Auditório Verde da EACH-USP - Rua Arlindo Bettio, 1000, São Paulo, SP
Dia 11 de abril - Antiga Sala do Conselho Universitário - Rua da Praça do Relógio, 109, térreo,  Cidade Universitária, São Paulo, SP.
Das  9h às 18h.
Evento gratuito e aberto ao público – Transmissão ao vivo pela internet
Informações: com Claudia Regina (clauregi@usp.br), telefone (11) 3091-1686.
Página do evento: http://www.iea.usp.br/eventos/seminario-binacional-politicas-ciencias-e-sociedade-inovacoes-para-o-ensino-e-aperfeicamento-profissional