Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Gérard Israël faz conferência sobre René Cassin no dia 13

Gérard Israël faz conferência sobre René Cassin no dia 13

por Mauro Bellesa - publicado 19/11/2010 10:40 - última modificação 04/08/2015 11:24

Principal autor da Declaração Universal dos Direitos Humanos, Cassin é tema de biografia que será lançada no evento.

O jurista René Cassin (1887-1976), principal autor da Declaração Universal dos Direitos Humanos, é tema de conferência que o escritor francês Gérard Israël faz no dia 13 de dezembro, às 15h30, no IEA. Com o título "René Cassin: Um Soldado dos Direitos Humanos", a conferência será seguida do lançamento, às 18h, do livro "René Cassin e os Direitos Humanos — Uma Biografia" (Edusp), na Livraria João Alexandre Barbosa. Trata-se da edição brasileira da biografia escrita por Israël, que na juventude foi colaborador do jurista francês.

renecassin.jpg
O jurista francês René Cassin

O evento é uma realização da Cátedra Unesco de Educação para a Paz, Direitos Humanos, Democracia e Tolerância e da Edusp. A coordenação será de Guilherme Assis de Almeida, professor da Faculdade de Direito da USP.

Cassin presidiu o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos de 1965 a 1968, ano em que recebeu o Prêmio Nobel da Paz por seu trabalho na elaboração da declaração. Almeida destaca que conhecer a biografia do jurista "é compreender o momento histórico que possibilitou o surgimento da Declaração Universal dos Direitos Humanos".

Israël é filósofo, historiador das  idéias religiosas e ex-deputado no Parlamento Europeu, onde presidiu a Subcomissão de Direitos Humanos. É autor de diversos livros sobre a história das idéias religiosas, entre eles "A Pergunta do Cristão — Um Pensamento Judaico do Cristianismo” e "Jesus é Deus?", seu livro mais recente (2007).

Foto: ONU