Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Gestão da Amazônia é tema de livro e seminários

Gestão da Amazônia é tema de livro e seminários

por Sandra Codo - publicado 25/02/2011 00:00 - última modificação 02/04/2013 16:08

florestaamazonia2.jpgNos dias 14 e 16 de março, em Manaus e São Paulo, respectivamente, acontecem os seminários "A Gestão da Amazônia", que marcam o lançamento do livro "A Gestão da Amazônia — Ações Empresariais, Políticas Públicas, Estudos e Propostas", organizado por Jacques Marcovitch (FEA-USP) e publicado pela Edusp.

Nos seminários, pesquisadores e gestores privados avaliarão as propostas em curso para a região e as estratégias da iniciativa privada que se anteciparam à legislação na abertura de caminhos para um desenvolvimento sustentável da Amazônia.

Em Manaus (dia 14), o seminário tem início às 15h30, no Auditório da Ciência do Inpa, Av. André Araújo, 2936, Bairro do Aleixo.

Na USP (dia 16), o seminário começa às 11h30, na Sala da Congregação da FEA, Av. Prof. Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária.

Os seminários são uma realização do IEA, FEA-USP, Edusp e Inpa, com patrocínio da Fundação Bunge.

PROGRAMAÇÃO DOS SEMINÁRIOS
14 de março — Parque da Ciência, Inpa, Manaus
15h30 Abertura — A Gestão da Amazônia
• Adalberto Luis Val (diretoR do Inpa)
• Claudia Calais (diretora executiva da Fundação Bunge)
• Jacques Marcovitch (FEA-USP, coordenador do seminário)
16h Ações Empresariais Inovadoras que Antecipam a Legislação em Vigor
16h40 A Pesquisa na Amazônia
• Philip Fearnside (Inpa)
• Charles Clement (Inpa)
17h Um Futuro para a Amazônia
• Virgílio Viana (Fundação Amazonas Sustentável)
17h20 Amazônia: Desafios e Tendências
• Roberto Smeraldi (Amigos da Terra)
17h40 Debates
18h10 Apresentação do Coral do Inpa "Amazônia em Canto"
18h30 "Consciência Cabocla"
• Maria de Jesus de Souza Salles
18h45 Lançamento do livro "A Gestão da Amazônia — Ações Empresariais,
Políticas Públicas, Estudos e Propostas"
16 de março — FEA-USP, Cidade Universitária, São Paulo
11h30 Abertura — A Gestão da Amazônia
• Reinaldo Guerreiro (diretor da FEA-USP)
• César Ades (diretor do IEA)
• Maria Hermínia Tavares de Almeida (diretora do IRI-USP)
• Martus Tavares (vice-presidente da Fundação Bunge)
• Jacques Marcovitch (FEA-USP, coordenador do seminário)
11h45 A Pesquisa na Amazônia
• Bertha Becker (UFRJ)
12h05 Ações Empresariais Inovadoras que Antecipam a Legislação em Vigor
13h45 Um Futuro para a Amazônia
• Ricardo Abramovay (FEA-USP)
• Virgílio Viana (Fundação Amazonas Sustentável)
13h15 Debates
13h45 Lançamento do livro "A Gestão da Amazônia — Ações Empresariais,
Políticas Públicas, Estudos e Propostas"

LIVRO

O livro "A Gestão da Amazônia – Ações Empresariais, Políticas Públicas, Estudos e Propostas", discute as questões mais importantes ligadas ao desenvolvimento sustentável da região amazônica, sem deixar de lado problemas agudos como a questão fundiária, o desmatamento predatório, as “cidades inchadas pela migração rural, ressentindo-se da falta de equipamentos e serviços” e suas “populações empobrecidas, instáveis, buscando empregos que não aparecem”.

O autor sublinha que esse modo de ver as coisas não deve ser considerado utópico. A bioindústria, embora incipiente, poderá crescer muito mais no Brasil e  exercer notável influência na economia regional. “A condicionante para isso é que o país garanta o valor da floresta em pé e evite, com maior agilidade, a destruição deste patrimônio que nos assegura o primeiro lugar da biodiversidade.”

Marcovitch vai ainda mais longe ao apontar que “o futuro pode estar na Amazônia. Não há lugar no Brasil tão propício a experiências avançadas em biotecnologia ou procedimentos de integração e reencontro do homem com a natureza. A região oferece todas precondições para a realização do sonho ambientalista. O caminho para isso, entretanto, não é mais a estrada curta da utopia. Aí estão fatores emergentes de ordem econômica e política, incluindo aspectos de um novo capitalismo jamais imaginado pelos visionários de ontem”.

Na primeira parte da obra, "O Grande Cenário", Marcovitch expõe as macroquestões regionais: o quadro social, a floresta e seus tesouros, infra-estrutura científica, o efeito estufa e a região (considerada o ar condicionado do mundo), os conflitos visíveis e invisíveis, o povo indígena. Destaca também estudos importantes para o futuro do maior bioma brasileiro.

Na segunda parte de A Gestão da Amazônia, A Economia Verde, Marcovitch apresenta um survey realizado com dez empresas de grande porte que desenvolvem atividades sustentáveis na Amazônia. O texto destaca igualmente parcerias recentes entre o setor público e a iniciativa privada que facilitam o caminho para o fortalecimento de uma economia verde no Brasil.

Na terceira parte, Propostas na Mesa, Marcovitch reúne depoimentos, especiais para o livro, colhidos junto a nomes ilustres que dão conteúdo ao debate nacional sobre a Amazônia. A partir de um questionário do autor, opinam: Berta Becker, Charles Clement, Enéas Salati, Márcio Macedo da Costa, Paulo Artaxo, Philip Martin Fearnside e Roberto Smeraldi.

Na quarta e última parte, A Verdadeira Sustentabilidade, o autor faz um balanço do conteúdo apresentado e uma discussão sobre a sustentabilidade, encarada como objetivo empresarial estratégico. Na opinião de Marcovitch, ela “deve ser praticada estritamente nesse âmbito, jamais como atitude beneficente. O mercado internacional exige que os exportadores apresentem certificações de suas práticas ambientais. Já houve ameaça de boicote comercial a produtos de origem comprometedora. Aconteceu até a suspensão das importações de carne bovina e graves restrições à soja produzida graças ao desmatamento da Amazônia”.

Foto: Mauro Bellesa/IEA-USP