Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Grupo de pesquisa inicia segunda fase do curso online sobre as missões jesuíticas em território guarani

Grupo de pesquisa inicia segunda fase do curso online sobre as missões jesuíticas em território guarani

por Leandra Rajczuk Martins - publicado 03/06/2022 15:30 - última modificação 06/06/2022 11:29

O curso "Missões Jesuíticas no Território Guarani: o cotidiano" está disponível na plataforma Coursera

Curso Missões Jesuíticas fase 2
Imagem: Igreja de São Miguel das Missões - Jefferson Bernardes/Banco de imagens MTur Destinos
O Grupo de Pesquisa Tempo, Memória e Pertencimento, coordenado pela professora sênior do IEA, Marina Massimi, acaba de lançar a segunda unidade do curso online sobre as missões jesuíticas em território guarani, por meio da plataforma Coursera, um Mooc (massive open online course) produzido pelos organizadores do grupo. A partir do mês de junho, os interessados podem se cadastrar, gratuitamente, através da página do curso.

Nesta segunda etapa será abordada a história desses relevantes eventos históricos, que marcaram o início do século 17 até os meados do século 18, envolvendo ampla área geográfica correspondente aos atuais territórios do Paraguai, Argentina (Misiones), Brasil (Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina), Uruguai e Bolívia, a partir dos vestígios da vida cotidiana: artes, saberes, patrimônio monumental e arqueologia.

“Este segundo curso apresenta a vida cultural e social que se desenvolveu nesses espaços, em toda a sua riqueza e originalidade. Nesse âmbito, enfatiza o protagonismo das populações guaranis”, ressalta a professora Marina Massimi.

Trata-se de uma continuidade à primeira unidade do curso, em que foi apresentada uma visão das missões jesuíticas nos territórios guaranis sob uma perspectiva histórica e antropológica, visando destacar sua importância do ponto de vista da formação da identidade latino-americana e abordando os diferentes aspectos geográficos, sociais, religiosos, políticos e econômicos da experiência.

“São eventos importantes para a história do Brasil e da América Latina que exigem serem mais conhecidos no Brasil”, explica a coordenadora. “Os cursos oferecem um percurso histórico que pode ser realizado a partir do ensino nas escolas até universidades e público de modo geral.”

Ao todo serão três módulos com um total de 19 horas de duração. Os vinte vídeos, que já estão disponíveis na plataforma Coursera, somam cerca de 5 horas e 30 minutos. O Mooc prevê a leitura de 30 textos de referência e a realização de 16 testes.

De acordo com as informações disponíveis na página criada pelo grupo de pesquisa, o curso “Missões jesuíticas nos territórios guaranis: o cotidiano” está programado da seguinte forma:

O primeiro módulo intitulado “A vida cotidiana, o trabalho e os saberes nas Reduções” terá 6 (seis) horas ao todo e descreve aspectos do cotidiano das Reduções relacionados ao trabalho, educação, saberes e religiosidade; caracteriza o trabalho e sua relação com o tempo; retrata elementos da instrução religiosa e da formação moral nas Reduções; apresenta aspectos do cotidiano relacionados ao campo da ciência e medicina, a importância das boticas e a pesquisa científica no espaço das Reduções, os processos de adoecimento e a experiência da morte. Nesta etapa há 7 (sete) vídeos com 88 minutos, dez (10) leituras e cinco (5) testes.

O segundo módulo denominado “Artes, ofícios e literatura”, também formado por 6 (seis) horas, destaca aspectos do cotidiano das Reduções relacionados às artes e aos ofícios; descreve como se organizava a educação e a circulação de saberes nas Reduções; aborda como se estruturava a escultura e a arquitetura nas Reduções; e a importância da música nas Reduções e para as Missões. O módulo é composto por 5 (cinco) vídeos com 101 minutos, dez (10) leituras e 5 (cinco) testes.

O terceiro e último módulo “Patrimônio histórico e os traços da memória ao longo do tempo” com 7 (sete) horas, aborda os traços de memórias narradas a partir da experiência das Reduções e das Missões jesuíticas; apresenta a produção literária sobre as Reduções; descreve as referências culturais dos mbyá-guaranis (população que atualmente mora naqueles territórios) sobre o patrimônio das Missões; traça as diferenças quanto aos processos da elaboração da memória coletiva peculiares da etnia mbýa-guarani; discute a possibilidade de haver diferentes leituras/interpretações do patrimônio histórico dos Sete Povos; analisa o processo de patrimonialização dos vestígios arquitetônicos e arqueológico das Missões jesuíticas e descreve o patrimônio cultural material e imaterial das Missões jesuíticas na atualidade. Para esta etapa estão previstos 8 (oito) vídeos com 129 (cento e vinte e nove minutos), dez (10) leituras e 6 (seis) testes.


2ª edição do curso Missões jesuíticas nos territórios guaranis: o cotidiano
Gratuito e aberto ao público na plataforma Coursera 
Página do curso