Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Guilherme Ary Plonski recebe o título de pesquisador emérito do CNPq

Guilherme Ary Plonski recebe o título de pesquisador emérito do CNPq

por Mauro Bellesa - publicado 04/10/2021 10:53 - última modificação 04/10/2021 10:53

Em cerimônia virtual no dia 6 de outubro, o diretor do IEA, Guilherme Ary Plonski, recebe o título de pesquisador emérito dao CNPq.

Guilherme Ary Plonski - 2021O diretor do IEA, Guilherme Ary Plonski, recebe nesta quarta-feira (6) o título de pesquisador emérito do CNPq, em cerimônia virtual a partir das 18h, durante reunião magna da Academia Brasileira de Ciências (ABC)..

O título é concedido anualmente a pesquisador brasileiro ou estrangeiro (radicado no Brasil há pelo menos 10 anos) em reconhecimento ao conjunto de sua obra científico-tecnológica e por seu renome perante a comunidade científica.

Na ocasião, será entregue também o Prêmio Almirante Álvaro Alberto para a Ciência e Tecnologia à antropóloga Manuela Carneiro da Cunha, professora titular aposentada da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e professora emérita da Universidade de Chicago, EUA.

Mestre, doutor e livre-docente em engenharia de produção, Plonski é professor titular do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) e professor associado do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica (EP), além de coordenador científico do Núcleo de Política e Gestão Tecnológica da USP.

Ele é diretor da Asociación Latino-Iberoamericana de Gestión Tecnológic, conselheiro da International Association of Science Parks and Areas of Innovation e membro titular e conselheiro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp)

Plonski foi Fulbright Visiting Research Scholar no Center for Science and Technology Policy do Rensselaer Polytechnic Institute, EUA, diretor superintendente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) e presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).

Integra ou integrou órgãos de direção superior de várias entidades do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, entre elas o CNPq, a Finep, o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, o Sebrae e a Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras.

Diretor do IEA para o período 2020-2024, foi membro do Conselho Deliberativo e vice-diretor do Instituto na gestão 2016-2020.

Foto: Leonor Calasans/IEA-USP