Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Hamilton Varela é nomeado vice-coordenador do Polo São Carlos

Hamilton Varela é nomeado vice-coordenador do Polo São Carlos

por Mauro Bellesa - publicado 27/05/2013 16:50 - última modificação 30/07/2018 11:13

Hamilton VarelaO professor Hamilton Varela, do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, foi nomeado vice-coordenador do Polo São Carlos do IEA no dia 21 de maio. Ele foi designado pelo reitor João Grandino Rodas a partir de lista tríplice de nomes escolhidos pelo Conselho Deliberativo do Instituto.

Varela atua no IEA há alguns anos. É o representante do Instituto na Comissão de Museus da USP, um dos curadores da metacuradoria Abstração e coordenador, no Polo São Carlos, do Grupo de Pesquisa de Sistemas Complexos.

Graduado em química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Varela tornou-se mestre em físico-química pela USP e doutor em ciências naturais pelo Instituto Fritz Auber da Sociedade Max Planck, com defesa de tese em química na Universidade Livre de Berlim, ambos da Alemanha. Realizou pesquisa de pós-doutorado no Departamento de Física Experimental da  Universidade Técnica de Munique, também na Alemanha, e no IQSC, do qual é professor desde 2007. Sistemas complexos, dinâmica não-linear e eletroquímica são os temas de trabalho enfatizados nas suas pesquisas na área de físico-química.

Foto: Mauro  Bellesa/IEA-USP