Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Grupo de Pesquisa Nutrição e Pobreza homenageia Anna Peliano

Grupo de Pesquisa Nutrição e Pobreza homenageia Anna Peliano

por Mauro Bellesa - publicado 26/05/2022 10:25 - última modificação 29/06/2022 12:30

A socióloga Anna Peliano, morta em agosto de 2021, quando coordenava o Grupo de Pesquisa Nutrição e Pobreza do IEA, será homenageada no encontro online "Um Ano sem Anna Peliano - Memórias para sempre", no dia 14 de junho, às 14h.

Anna Maria Medeiros Peliano
A socióloga Anna Peliano (1948-2021)

A socióloga Anna Peliano, morta em agosto de 2021, quando coordenava o Grupo de Pesquisa Nutrição e Pobreza do IEA, será homenageada no encontro online Um Ano sem Anna Peliano - Memórias para Sempre, no dia 14 de junho, às 15h, com transmissão ao vivo pela internet.

Na ocasião, haverá o lançamento do livro "Anna Peliano: Uma Batalha Incansável contra a Fome, a Pobreza e a Desigualdade Social", organizado pelo viúvo de Anna, Fernando Rezende, ex-diretor do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que editou a publicação.

Capa do livro "Anna Peliano"

O evento será um diálogo sobre algumas considerações de Anna, com a participação de Rezende, Elisabetta Recine (UnB), Katia Maia (Oxfam Brasil) e Nathalie Beghin (Inesc). A moderação será de Semíramis Martins Álvares Domene, coordenadora do Grupo de Pesquisa Nutrição e Pobreza e professora da Unifesp.

Anna integrou o grupo do IEA desde 2005. Seus integrantes destacaram que ela deixou um legado de conquistas e contribuições para a agenda nacional das políticas de combate à fome. "Protagonista por mais de 50 anos dos debates em torno do tema, Anna marcou a trajetória profissional de grandes pesquisadores e lideranças contemporâneas", acrescentaram.

Em 1985, Anna foi assessora do Ministério da Agricultura para a implantação de Programas de Alimentação Popular. Em 1993, coordenou a elaboração do Mapa da Fome, que subsidiou o trabalho de Herbert de Souza, o Betinho, na Campanha Nacional contra a Fome. No mesmo período, participou como membro da Sociedade Civil no Conselho Nacional de Segurança Alimentar (Consea) . No governo de Fernando Henrique Cardoso, foi secretária executiva do Programa Comunidade Solidária, criado por Ruth Cardoso.

Ela trabalhou em diferentes períodos no Ipea, como técnica de política e planejamento e como diretora de Política Social. Também coordenou pesquisas sobre ação das organizações não governamentais na Unicamp e na UnB.


Um Ano sem Anna Peliano - Memória para sempre
14 de junho, 14h
Transmissão
ao vivo pela internet (não requer inscrição)
Página do evento