Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Hugh Lacey faz conferência sobre a responsabilidade social dos cientistas

Hugh Lacey faz conferência sobre a responsabilidade social dos cientistas

por Sandra Codo - publicado 01/06/2011 17:05 - última modificação 04/02/2016 15:29

O filósofo Hugh Lacey, do Swartmore College (EUA) apresenta a conferência "A Responsabilidade Social dos Cientistas Hoje", no dia 15 de junho, às 15h, no Auditório do Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

hughlacey250608.jpg
O filósofo e historiador da ciência Hugh Lacey

"A responsabilidade central dos cientistas é a de engajar-se na investigação imparcial. Isso requer não a exclusão da ideia de que os valores éticos e sociais têm um papel relevante na pesquisa científica, mas a inclusão, em lugar apropriado, de todo um conjunto de valores que são relevantes para as deliberações democráticas".

O caminho que leva a essa conclusão do filósofo Hugh Lacey, do Swartmore College (EUA) será apresentado por ele na conferência "A Responsabilidade Social dos Cientistas Hoje", no dia 15 de junho, às 15h, no Auditório do Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

Lacey iniciará fazendo uma distinção entre o endosso e aceitação de uma hipótese: "Isso fornece o pano de fundo para discutir as responsabilidades em que os cientistas incorrem quanto têm necessidade de agir, de formular uma política e de elaborar regulações pertinentes às inovações tecnocientíficas, quando as decisões serão inevitavelmente baseadas, em grande parte, em reivindicações que são só endossadas (implicando assim compromissos com valores éticos e sociais), e não aceitas de acordo com a imparcialidade".

Lacey nasceu em 1939, na Austrália, onde iniciou sua formação acadêmica, tendo defendido seu doutoramento em história e filosofia da Ciência em 1966, na Universidade de Indiana (EUA). Foi professor nas universidades de Melbourne e de Sydney (ambas na Austrália) e, por três anos, na USP, transferindo-se em seguida para o Swarthmore College (EUA), onde é professor emérito de filosofia. É pesquisador colaborador do Projeto Temático Fapesp "Gênese e Significado da Tecnociência". Entre seus livros mais recentes estão "Values and Objectivity in Science" (2005), "A Controvérsia sobre os Transgênicos: Questões Éticas e Científicas (2006) e "Valores e Atividade Científica", volumes 1 e 2 (2008 e 2010).

A conferência é uma iniciativa do IEA, do Departamento de Filosofia da FFLCH-USP, do Projeto Temático Fapesp "Gênese e Significado da Tecnociência" e da Associação Filosófica Scientiae Studiae.

Foto: Mauro Bellesa/IEA-USP