Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / IEA adota novas formas de organização de pesquisadores

IEA adota novas formas de organização de pesquisadores

por Flávia Dourado - publicado 07/01/2013 00:00 - última modificação 19/02/2016 14:28

Novos formatos de organização de pesquisadores para o desenvolvimento de projetos, o debate de ideias e a difusão científica, cultural e artística.

A partir deste ano, o IEA contará com dois novos formatos de organização de pesquisadores para o desenvolvimento de projetos, o debate de ideias e a difusão científica, cultural e artística. Esses formatos serão os Grupos de Estudos e Laboratórios, que se somarão aos já existentes Grupos de Pesquisa e Cátedras.

Os Grupos de Estudo, mais flexíveis que os de pesquisa, acolherão projetos embrionários ou exploratórios de novas temáticas. De caráter interdisciplinar, esses grupos poderão ser compostos por professores (em todos os níveis de carreira, vinculados à USP ou não), alunos de graduação e pós-graduação e representantes de instituições não acadêmicas.

O tema a ser estudado, o período de funcionamento e os resultados esperados das atividades do Grupo deverão constar de proposta a ser apreciada pelo Conselho Deliberativo do IEA.

Já os Laboratórios, também de caráter interdisciplinar, serão voltados para a discussão de questões ligadas ao Projeto de Gestão 2012-2017 do Instituto. Essas formações atuarão como campo de experimentação e debate de propostas e terão lugar na Sala Verde — plataforma metalinguística que apresenta, sistematiza e discute ideias e conceitos que inspiram e subsidiam o projeto institucional do IEA.

Entre as temáticas sugeridas para a criação dos primeiros Laboratórios estão as de design, as relativas a estruturas e arquiteturas de informação de código aberto e aquelas vinculadas à organização e preservação digital dos acervos da memória institucional. Grande parte desse trabalho vai subsidiar a elaboração de uma nova identidade visual do Instituto e as políticas gráficas e editoriais do novo site.