Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / IEA de Freiburg recebe inscrições para programa de bolsas

IEA de Freiburg recebe inscrições para programa de bolsas

por Flávia Dourado - publicado 20/08/2014 17:05 - última modificação 05/01/2018 15:21

Interessados em participar do programa de pesquisadores visitantes do Instituto de Estudos Avançados Freiburg, na Alemanha, devem se inscrever até o dia 15 de outubro.
frias.jpg
Instituto de Estudos Avançados
Freiburg, na Alemanha

Estão abertas até o dia 15 de outubro as inscrições para o Frias Cofund Fellowship Programme (FCFP) - programa de bolsas para pesquisadores visitantes do Instituto de Estudos Avançados Freiburg (Frias, na sigla em inglês), da Universidade de Freiburg, na Alemanha.

Para o ano acadêmico de 2015/16, o programa oferecerá 20 bolsas a cientistas juniores e seniores de todos os países, que tenham interesse em desenvolver uma pesquisa inovadora e individual ao longo de três a 24 meses. Para participar, os candidatos devem ter grau mínimo de pós-doutoramento e não ter residido, trabalhado ou estudado na Alemanha por mais de 12 meses nos últimos três anos.

Pesquisadores seniores (com experiência de seis anos ou mais como pós-doutores) podem concorrer a bolsas de 3 a 12 meses com projetos nas áreas de humanidades e ciências sociais; e pesquisadores juniores (que tenham de um a seis anos de pós-doutoramento) podem se candidatar a programas de 12 a 24 meses com foco nas ciências naturais, medicina e engenharia.

A seleção será feita com base na excelência acadêmica tanto dos candidatos quanto das propostas de pesquisa apresentadas. Qualidades pessoais, como expertise internacional, capacidade de liderança e interesse na interdisciplinaridade também serão levadas em consideração.

O programa é co-financiado pelo Seventh Framework Program (FP7) "Marie Skłodowska-Curie Actions - People", da Comissão Europeia, e pelo estado de Baden-Württemberg.

No site do Frias, estão disponíveis os formulários de inscrição para pesquisadores visitantes seniores e pesquisadores visitantes juniores. Mais informações sobre o processo de submissão da proposta de pesquisa, critérios de seleção, documentos exigidos e prazos podem ser obtidas na página do programa.

O Frias integra a University-Based Institutes for Advanced Study (Ubias) - rede que reúne 32 institutos de estudos avançados vinculados a universidades de todo o mundo, da qual o IEA-USP faz parte.

Foto: Frias