Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / IEA passa a sediar o Centro de Estudos das Negociações Internacionais

IEA passa a sediar o Centro de Estudos das Negociações Internacionais

por Mauro Bellesa - publicado 26/07/2023 13:10 - última modificação 31/07/2023 16:55

O Centro de Estudos das Negociações Internacionais (Caeni) - um núcleo de apoio à pesquisa (NAP) da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) - passou a integrar a estrutura acadêmica do IEA em julho de 2023.

Vacina - Covid-19 - Fiocruz
Vacina Oxford/AstraZeneca produzida pela Fiocruz: sucesso no rápido desenvolvimento e produção de vacinas contra o Sars-CoV-2 demonstrou relevância da diplomacia científica e de inovação, uma das áreas temáticas do Caeni

Os estudos sobre as relações internacionais Sul-Sul e sobre a diplomacia científica e da inovação agora integram a agenda de pesquisa do IEA de forma mais orgânica. Isso se tornou possível com o ingresso do Centro de Estudos das Negociações Internacionais (Caeni) - um núcleo de apoio à pesquisa (NAP) da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) - à estrutura acadêmica do Instituto, após aprovação da proposta de filiação pelo Conselho Deliberativo.

Inicialmente um laboratório de pesquisa do Departamento de Ciência Política (DCP) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), da USP, o Caeni tornou-se um NAP da PRPI em 2012. Tendo como tema central as relações comerciais Sul-Sul, o centro passou a estudar a dinâmica da constituição e funcionamento das coalizões de países considerados lideranças sub-regionais.

Nessa fase inicial, a ênfase dos trabalhos recaiu nos estudos sobre os grupos Ibas (Índia, Brasil e África do Sul) e Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Dentro desse contexto, alguns trabalhos foram dedicados à análise da política externa brasileira voltada à relações Sul-Sul.

Sem abandonar essas temáticas sobre as coalizões de países e a política externa Brasileira, a partir de 2019, o centro passou a se dedicar de forma mais sistemática aos estudos sobre diplomacia científica e da inovação. Naquele ano, organizou a primeira Escola de Diplomacia de Ciência e Inovação (InnScid na sigla em inglês), cuja quinta edição ocorreu este mês, no IEA, que sedia há iniciativa há três anos. A InnScid é financiada pelo Programa Escola São Paulo de Ciência Avançada (Espca) da Fapesp.

Nos últimos dois anos, os pesquisadores do Caeni têm desenvolvidos projetos sobre igualdade de gênero em ciência, tecnologia e inovação no âmbito de negociações multi e bilaterais, circulação global de dados de pesquisa, o papel das redes internacionais no avanço da ciência e cooperação digital, entre outros temas. Em 2022, o Caeni passou a integrar uma rede internacional de pesquisa sobre data diplomacy, um ramo de pesquisa da diplomacia científica e de inovação.

As pesquisas desenvolvidas pelo centro contam com financiamento de agências de fomento nacionais e internacionais de fomento. Além desses projetos, o centro realiza cursos de extensão sobre negociações internacionais, relações internacionais e diplomacia científica e da inovação.

Além do suporte da Reitoria e de três Pró-Reitorias da USP (Pesquisa e Inovação; Graduação; e Cultura e Extensão Universitária), os projetos do Caeni contam também com financiamento Fapesp, CNPq, Inter-American Instituto for Global Change Research e Conselho Europeu de Pesquisa.

Com estrutura multidisciplinar, o Caeni reúne docentes, pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação de diferentes unidades da USP, além de pesquisadores colaboradores de outras instituições brasileiras e estrangeiras.

O centro tem como coordenador o professor Amâncio Jorge Silva Nunes de Oliveira, professor titular do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP e vice-diretor do Museu Paulista. A vice-coordenadora científica é Janina Onuki, professora titular do DCP-FFLCH, ex-diretora IRI e participante do Programa Ano Sabático do IEA. O Conselho Deliberativo do Caeni é constituído por quatro professores: Cristiane Lucena Carneiro e Pedro Feliú Ribeiro, do IRI; e João Paulo Candia Veiga e Manoel Galdino, do DCP-FFLCH.

A Agenda de pesquisa do centro até 2026 tem foco em duas temáticas: Diplomacia Científica e da Inovação e Política Externa Brasileira e Cooperação Internacional. Além de prosseguir com a realização das edições anuais da InnScid, o centro dará continuidade até 2026 (prazo da atual renovação do centro como núcleo de apoio à pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação) há vários outros projetos, entre os quais:

• Gender STI, uma análise da participação das mulheres nas diversas áreas relacionadas com ciência, tecnologia e inovação, com financiamento da Fapesp e da União Europeia.
  • Science Diplomacy 2.0, realizado em parceria com a Universidade de Manchester, Reino Unido, e financiado pelo programa Horizon Europe da União Europeia, tem o objetivo de mapear as principais bases de dados, consideradas um dos principais ativos para a diplomacia científica.
  • Multilateralismo e Desafios Globais: Passado, Presente e Futuro, projeto em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco financiado pelo CNPq destinado a identificar os principais temas em debate nas arenas multilaterais, a atuação dos Estados nesses fóruns e a capacidade de produção de resultados destes.

Ao longo de seus 11 anos de funcionamento, o Caeni tem realizado um intenso programa de treinamento e capacitação voltado a um amplo espectro do público, desde estudantes do ensino médio até integrantes de postos elevados da administração pública.

Os cursos abordam principalmente aspectos das negociações internacionais, no contexto das relações Sul-Sul que caracteriza a temática do centro. A coordenação destaca que a participação de pessoal engajado em processos de negociação internacional, tanto no campo privado quanto no governamental, por sua vez subsidia a agenda de pesquisa, criando-se assim um processo de retroalimentação entre pesquisa e ensino.