Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / IEA promove curso gratuito sobre a tecnologia da pedra lascada

IEA promove curso gratuito sobre a tecnologia da pedra lascada

por Fernanda Rezende - publicado 08/11/2022 12:40 - última modificação 16/11/2022 11:52

Inscrições acontecem de 14 a 30 de novembro.

Pedra LascadaAté 30 de novembro é possível se inscrever para o curso “A Evolução da Tecnologia da Pedra Lascada”, ministrado pelo arqueólogo Fabio Parenti, um dos maiores especialistas no tema, professor da Universidade Federal do Paraná. Serão cinco encontros presenciais com 2 horas de duração, de 12 a 16 de dezembro, na sede do IEA-USP, em São Paulo. A inscrição a uma das 40 vagas será feita pelo sistema Apolo.

Gratuito, o curso propõe uma síntese das técnicas de lascamento da pedra ao longo da história evolutiva do gênero Homo durante o Pleistoceno até o fim do Neolítico. Após uma introdução sobre a história dos estudos e das teorias, serão expostas as feições principais que permitem reconhecer e classificar os artefatos de pedra lascada em suas diferentes fases nas principais regiões da pré-história mundial.

Podem participar alunos de graduação, graduados e pós-graduados, além de professores universitários, todos de qualquer área do conhecimento. O único pré-requisito é que o participante tenha fluência na leitura em inglês.

O curso é coordenado por Walter Alves Neves, professor sênior do IEA. Dá sequência a uma série iniciada com Debates Contemporâneos em Paleoantropologia e é parte das atividades propostas para este semestre pelo Núcleo de Popularização dos Conhecimentos sobre Evolução Humana (NPCEH), sediado no Instituto.

Programação

12/12 | Aula 1: Significado e história do estudo dos artefatos de pedra

13/12 | Aula 2: O reconhecimento dos artefatos líticos e suas caraterísticas principais

14/12 | Aula 3: O lascamento não planejado: indústrias líticas pré-Acheuleenses

15/12 | Aula 4: A grande parte da pré-história humana: o paleolítico inferior e médio no velho mundo

16/12 | Aula 5: As indústrias líticas formais e a expansão global dos sapiens