Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / IEA recebe inscrições para o Programa de Professores Visitantes de 2015

IEA recebe inscrições para o Programa de Professores Visitantes de 2015

por Fernanda Rezende - publicado 19/03/2015 10:30 - última modificação 11/08/2015 16:50

Os candidatos devem ser pesquisadores internacionais de reconhecido mérito, interessados em realizar atividades de pesquisa interdisciplinares e contribuir de forma ousada e singular para a ciência, a cultura e a sociedade.

Pesquisadores de universidades internacionais que queiram se candidatar ao Programa de Professores Visitantes de 2015 do IEA já podem enviar seus projetos ao Instituto.

Os candidatos devem ser pesquisadores de reconhecido mérito, interessados em realizar atividades de pesquisa interdisciplinares e contribuir de forma ousada e singular para a ciência, a cultura e a sociedade, com potencial para desenvolverem atividades acadêmicas diversas no IEA e na USP.

Após a aprovação do professor visitante, o Instituto procurará financiamento para bolsas, seja na própria universidade (Resolução nº 6519), em agências de fomento à pesquisa (Capes, Programa Ciência sem Fronteiras, CNPqFapesp) ou a partir de recursos externos.

Todos os projetos de pesquisa serão analisados pelo Conselho Deliberativo do IEA e devem, preferencialmente, estar inseridos nas linhas de pesquisa desenvolvidas pelos grupos do Instituto. Além do projeto, é necessário fornecer as informações solicitadas no formulário de inscrição.

O tempo de permanência do professor no programa pode variar de um mês a um ano, com possibilidades de extensão para mais um ano, sujeito à avaliação no transcorrer da bolsa. Encerrada a pesquisa, os professores devem apresentar um relatório das atividades realizadas e dos resultados obtidos.

O programa
Desde sua criação, em 1986, o IEA recebe professores visitantes. De lá para cá, passaram pelo Instituto nomes como
Augustín Cueva, Richard Morse e Peter Burke. A relação completa dos professores e de seus projetos está disponível aqui.