Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / IEA-RP recebe mais dois grupos em seu quadro

IEA-RP recebe mais dois grupos em seu quadro

por Thais Cardoso - publicado 21/04/2021 22:39 - última modificação 21/04/2021 22:39

Rede CienArtES e GPublic começam suas atividades oficialmente a partir deste mês

Os professores Norberto Cairasco, coordenador da Rede CienArtES, e a professora Cláudia Passador, coordenadora do GPublic

O grupo de estudos Rede Ciência, Arte, Educação e Sociedade (CienArtES) vai propor discussões que considerem, de forma abrangente e democrática, saberes e aspectos da Ciência, Neurociência e Fisiologia Integrativas associadas às Artes, à Filosofia, à História e à Educação.Dois grupos passaram a integrar o quadro do IEA Polo Ribeirão Preto neste mês. Coordenados por professores da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP e da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP, ambos os grupos já desenvolviam atividades com o instituto e agora estão oficialmente ligados a ele.

Suas atividades vão debater interfaces relacionadas ao cérebro, suas funções e os conceitos de consciência, livre-arbítrio, moralidade, comportamento social, agressão, violência, tomada de decisões, entre outros. Além de eventos acadêmicos, suas ações vão envolver ainda divulgação científica voltada a alunos e professores do Ensino Médio.

Sob a coordenação do professor da FMRP Norberto García-Cairasco, o grupo terá a participação de integrantes da USP Ribeirão Preto, Universidade Federal da Paraíba e Unesp Araraquara.

Já o Centro de Estudos em Gestão e Políticas Públicas Contemporâneas (GPublic) vai integrar a categoria dos grupos de pesquisa. Seu objetivo é desenvolver métodos e disseminar práticas efetivas de gestão no setor público e privado que promovam desenvolvimento, equidade e cidadania.

Sua produção científica vai contemplar quatro linhas de pesquisa: Desenvolvimento Local e Territorial, Inovação Organizacional, Políticas Públicas Integradas e Avaliação de Políticas Públicas. O grupo pretende ainda disseminar o conhecimento produzido em cursos de treinamento e capacitação em organizações públicas e realizar projetos e ações de extensão junto à comunidade e a organizações públicas e privadas.

O GPublic é coordenado pela docente da FEA-RP Cláudia Souza Passador e tem a participação de integrantes da USP Ribeirão Preto, Universidade Federal de Lavra, Universidade Federal de Uberlândia, NOVA School of Business and Economics (Portugal), Universidade Estadual de Ponta Grossa e Universidade Federal de Goiás.