Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / 'Estudos Avançados' trata de IEAs no Brasil e no mundo

'Estudos Avançados' trata de IEAs no Brasil e no mundo

por Flávia Dourado - publicado 03/12/2011 00:00 - última modificação 15/05/2019 09:24

Em comemoração aos 25 anos do IEA da USP, o número 73 da revista dedica um dossiê ao contexto de criação de institutos de estudos avançados vinculados a universidades.

caparev73.jpgO dossiê "IEAs: Ciência e Sociedade" da edição nº 73 da revista "Estudos Avançados", lançada no dia 12 de dezembro, integra a programação das comemorações dos 25 anos do IEA. A proposta foi traçar um painel das ideias que nortearam a criação dos institutos de estudos avançados desde a fundação do pioneiro instituto de Princeton, nos EUA, até o surgimento de instituições mais recentes no Brasil e no exterior. A edição digital já está disponível na Scientific Electronic Library Online (SciELO)

Estão representados no dossiê, por artigos de seus diretores, os IEAs de: UnB, UFRGS, Unicamp, Universidade da Colúmbia Britânica (Canadá), Budapeste (Hungria), Lyon (França) e Universidade Fudan (China). A seção dedicada ao IEA da USP contém artigos do diretor atual, ex-diretores, coordenadores dos Polos de Ribeirão Preto e São Carlos e do editor de "Estudos Avançados".

A criação de IEAs em diversas universidades do mundo, inclusive no Brasil, desde os anos 80, demonstra que a comunidade acadêmica internacional vê nesse tipo de instituição um componente fundamental para o desenvolvimento das universidades. Artigo de pesquisadores do IEA da Universidade de Freiburg (Alemanha) sobre os 32 IEAs participantes de encontro realizado em outubro de 2010 indica algumas características comuns, como a plena liberdade de pesquisa, e a variedade de estrutura, ênfases e enfoques. O dossiê de "Estudos Avançados" busca retratar essa vitalidade e o compromisso dos institutos com a excelência científica e a melhoria das sociedades em que estão inseridos.

"Estudos Avançados" nº 73, 256 páginas, R$ 30,00 (assinatura anual com três edições por R$ 80,00). Informações sobre como adquirir exemplares ou assinar a publicação podem ser obtidas com Edilma Martins (estavan@usp.br), tel. (11) 3091-1675. A edição digital está na SciELO.