Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Importância das cooperativas é tema do USP Analisa

Importância das cooperativas é tema do USP Analisa

por Thais Cardoso - publicado 03/05/2018 16:00 - última modificação 03/05/2018 16:00

Programa entrevista o docente da FEA-RP Davi Rogério de Moura Costa, que explica como funciona esse tipo de sociedade

Fruto de um movimento iniciado no final do século XIX, durante a Revolução Industrial, as cooperativas são um importante instrumento econômico atualmente. No Brasil, elas empregam mais de 170 mil pessoas e respondem por 30% da produção de alimentos, além de 4,8% das exportações do agronegócio, segundo dados do Sebrae. Para falar sobre esse tema, o USP Analisa recebe nesta semana o docente da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP) da USP Davi Rogério de Moura Costa.

Ele explica que uma cooperativa é, basicamente, uma sociedade de pessoas que se juntam para desenvolver uma atividade econômica e resolver um problema social. “Ela se aplica em todos os tipos de situações. Na verdade, uma cooperativa surge de problemas econômicos. Vai desde uma cooperativa de recicladores, uma cooperativa de médicos, uma cooperativa de créditos para resolver problemas financeiros, uma cooperativa de produtores por uma questão de comercialização de produtos, tanto na compra quanto na venda. Em algumas atividades econômicas, elas se tornaram bons exemplos e são bem difundidas”.

O programa vai ao ar na Rádio USP Ribeirão Preto nesta sexta (4), a partir das 12h, e na Rádio USP São Paulo na quarta (9), às 21h, e no domingo (13), às 11h30. O USP Analisa é uma produção conjunta da Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz) e do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP.