Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Seminário analisa as transformações no jornalismo brasileiro na última década

Seminário analisa as transformações no jornalismo brasileiro na última década

por Mauro Bellesa - publicado 04/08/2023 12:30 - última modificação 21/08/2023 10:38

Cobertura jornalística ao vivo com celular
Novos recursos digitais de fácil acesso e uso ampliaram a divulgação de fatos e opiniões em tempo real

As transformações na cobertura jornalística brasileira nos últimos 10 anos serão analisadas em encontro no IEA no dia 22 de agosto, às 14h, com a participação de pesquisadores e profissionais de vários veículos digitais e impressos.

O ponto de partida para as discussões do seminário O Jornalismo Brasileiro na Última Década: Crise, Diversidade e Inovação são as manifestações das jornadas de junho de 2013.

O evento é organizado pelo Grupo de Pesquisa Jornalismo, Direito e Liberdade do IEA e pelo Observatório da Imprensa do Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor), com apoio do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade da Unicamp e da Editora Casa da Árvore. Não é preciso se inscrever para participar presencialmente, na Sala Alfredo Bosi, ou para acompanhar a transmissão ao vivo pela internet.

Mudanças
Os organizadores do seminário ressalvam que não há consenso sobre a influência dos protestos de 2013 na atividade jornalística e seu papel na sociedade, "apesar das alterações marcantes na última década, entre as quais a violência contra profissionais, a descredibilização da imprensa e a ascensão de veículos de extrema direita".

Por outro lado, "em parte devido à crise mercadológica e ideológica do setor, novos veículos e projetos independentes têm trazido uma diversidade de atores, temas e olhares que refletem na melhor compreensão sobre a diversidade do público, com melhores efeitos sobre a produção dos conteúdos", afirmam os pesquisadores.

Para eles, o momento é de entender os modos de produção da atividade capazes de ajudar na recuperação da credibilidade e atratividade do jornalismo.

O encontro terá duas mesas. Diversidade no Jornalismo será a primeira, com exposições de Erisvan Guajajara (Mídia Índia), Antonio Junião (Ponte Jornalismo), Sanara Santos (É Nóis) e Ciça Cordeiro (Talento Incluir) e moderação de Paulo Talarico (Projor e Agência Mural).

Em seguida, haverá a mesa Jornadas de 2013 e seus Efeitos no Jornalismo Brasileiro, com os expositores Natália Viana (Agência Pública), Tiago Queiroz (O Estado de S.Paulo), Daniel Bramatti (O Estado de S.Paulo) e Carlos Castilho (Observatório da Imprensa) e moderação de  Eugênio Bucci (IEA, ECA-USP e Projor).


O Jornalismo Brasileiro na Última Década: Crise, Diversidade e Inovação
22 de agosto, 14h
Sala Alfredo Bosi (rua da Praça do Relógio, 109, Térreo, Cidade Universitária, São Paulo)

Transmissão ao vivo em www.iea.usp.br/aovivo
Mais informações: com Sandra Sedini (), telefone (11) 3091-1678
Página do evento