Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Índice de universidades empreendedoras terá lançamento em São Paulo

Índice de universidades empreendedoras terá lançamento em São Paulo

por Sylvia Miguel - publicado 11/11/2016 17:15 - última modificação 18/11/2016 13:47

Empreendedorismo inovador será debatido por entidades estudantis e Henry Etzkowitz, uma referência internacional na área
Praça do Relógio - 2

USP lidera ranking de universidades empreendedoras

O Núcleo de Política e Gestão Tecnológica (PGT) da USP, o IEA e a Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) da USP realizam no dia 21 de novembro, das 14h às 16h30, o debate Universidades Empreendedoras - Quais São?. Gratuito, o encontro acontece na Antiga Sala do Conselho Universitário da USP e terá transmissão ao vivo online. Não é necessário se inscrever.

O encontro irá discutir o empreendedorismo nas universidades e apresentar em São Paulo o primeiro Índice de Universidades Empreendedoras do Brasil, elaborado por um conjunto de entidades estudantis lideradas pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior).

Lançado em Brasília no dia 10 de novembro na sede do Ministério da Educação, o índice tem como proposta mostrar as iniciativas de instituições de ensino superior no Brasil que mais incentivam o empreendedorismo, dentro e fora da sala de aula. O conceito de Universidade Empreendedora foi desenvolvido por meio de uma pesquisa on-line que contou com a participação de quatro mil estudantes universitários de todo o país. No ranking, a USP ficou em 1º lugar.

Além da Brasil Júnior, participaram da elaboração do índice a Organização Jovem de Liderança do Mundo (AISEC), a Rede de bolsistas e ex-bolsistas do Programa Ciência sem Fronteiras (Rede CsF), Enactus Brasil e Associação dos Estudantes Brasileiros que estão fora do Brasil (BRASA).

A programação trará especialistas da área de inovação e empreendedorismo, incluindo uma das referências internacionais no campo do desenvolvimento alicerçado pelo conhecimento, o professor Henry Etzkowitz, um dos co-autores do modelo da Hélice Tríplice e presidente da Triple Helix Association. O Triple Helix Research Group Brazil define a Hélice Tríplice, desenvolvida por Etzkowitz e Loet Leydesdorff, como um modelo que tem "a universidade como indutora das relações com as empresas (setor produtivo de bens e serviços) e o governo (setor regulador e fomentador da atividade econômica), visando à produção de novos conhecimentos, à inovação tecnológica e ao desenvolvimento econômico".

Etzkowitz apresentará a iniciativa Global Entrepreneurial University Metrics (GEUM), iniciada em 2015 por universidades do Brasil, China, Estados Unidos, Federação Russa, Finlândia e Holanda. No Brasil, a GEUM engloba pesquisadores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Universidade de São Paulo (USP).

 

PROGRAMAÇÃO

Abertura - José Eduardo Krieger, Pró-Reitor de Pesquisa da USP

Exposição da primeira edição do Índice de Universidades Empreendedoras - Daniel Pimentel Neves, Brasil Júnior e Guilherme de Rosso Manços, Rede CsF – Coordenadores

Apresentação da iniciativa Global Entrepreneurial University Metrics (GEUM) - Henry Etzkowitz (EUA), Presidente da Triple Helix Association e mentor da GEUM

Inovação: o papel das Universidades Empreendedoras - Carlos Américo Pacheco, Diretor-Presidente da FAPESP

Organismos estudantis e o incentivo ao empreendedorismo - Representante do Núcleo de Empreendedorismo da USP (NEU)

Debate e Considerações Finais

Coordenação- Guilherme Ary Plonski, Professor da FEA e da POLI, Vice-Diretor do IEA e Coordenador Científico do PGT

 


Universidades Empreendedoras - Quais São?
21 de novembro, das 14h às 16h30
Sala de Eventos do IEA, rua da Praça do Relógico, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo
Evento aberto ao público, gratuito e sem necessidade de inscrição
Transmissão ao vivo pela internet
Informações: com Claudia Regina (clauregi@usp.br), telefone (11) 3091-1686