A busca por inovação e desenvolvimento tecnológico sustentável tem gerado a criação de produtos e processos de preservação dos recursos naturais, prevenção de poluentes e redução de emissão de gases de efeito estufa, entre outros resultados. Também merecem atenção e investimentos dos bancos e agências de fomento à inovação a intensificação dos serviços de saneamento ambiental no país, com foco no tratamento e abastecimento de água e descarte de resíduos sólidos, acompanhado da criação de novas tecnologias de monitoramento ambiental e prevenção de desastres naturais.
Para analisar esse contexto, o Grupo de Pesquisa Observatório de Inovação e Competitividade/NAP (OIC) do IEA organizou o seminário Panorama da Inovação em Sustentabilidade, que vai ocorrer no dia 26 de novembro, às 10 horas, na Sala de Eventos do IEA, com transmissão ao vivo pela web. O encontro terá exposições de Rodrigo Rodrigues da Fonseca (Finep) e Marcela Martinelli (Natura). A mediação será de Celso Fonseca (OIC-IEA).
Em 2014, ação conjunta da Finep e do BNDES resultou em um aporte de quase R$ 4 bilhões para o financiamento de projetos pelo Programa Inova Sustentabilidade. Foram aprovadas 167 propostas, apresentadas por 126 empresas. As boas perspectivas abertas pelo programa colocam desafios não apenas às empresas, de acordo com Celso Fonseca: "As universidades, com seu conhecimento e capacidade de pesquisa científica, com crescentes avanços em inovação, podem e devem estimular a conversão de parte dessas pesquisas em produtos, processos e serviços inovadores que gerem ou acelerem projetos de impacto social e ambiental".