Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / 1ª aula do ciclo de debates sobre Amazônia será sobre a Guiana Francesa

1ª aula do ciclo de debates sobre Amazônia será sobre a Guiana Francesa

por Flávia Dourado - publicado 27/07/2015 14:55 - última modificação 19/08/2015 15:41

O ciclo visa a ampliar a discussão multidisciplinar sobre o contexto atual da Amazônia brasileira e sul-americana. Interessados em ocupar uma das 40 vagas disponíveis devem ser pós-graduados ou pós-graduandos e se inscrever a partir de um formulário online.

Rio AmazonasA segunda edição do ciclo de debates Diálogos sobre a Amazônia na Contemporaneidade: Ateliê de Ideias e Propostas terá sua aula inaugural no dia 19 de agosto, às 14h30, na Sala de Eventos do IEA. O tema será Amazonias Nacionais: A Guiana Francesa, com o historiador Marc Pavé, pesquisador associado do CNRS (Centre National de la Recherche Scientifique).

O ciclo visa a ampliar a discussão multidisciplinar sobre o contexto atual da Amazônia brasileira e sul-americana, bem como aprofundar e difundir conhecimentos acerca de alguns dos temas abordados na primeira edição do evento, realizada de abril a junho. As inscrições para participação presencial estão encerradas, mas todas as aulas serão transmitidas ao vivo pela web.

Serão ao todo oito encontros, que acontecem nos dias 19 e 26 de agosto, 23 e 30 de setembro, 21 de outubro, 18 e 25 de novembro e 1º de dezembro, sempre das 14h30 às 17 horas, na Sala de Eventos do IEA.

Cada debate será centrado numa temática específica e trará um especialista para apresentar problemas contemporâneos da região amazônica, propor soluções e orientar os participantes na produção de artigos científicos. Na primeira edição, a aula inaugural teve a presença da ex-ministra Marina Silva como uma das expositoras.

Relacionado

Abertura da primeira edição - Aula inaugural com Marina Silva

Entre os tópicos a serem discutidos nos debates, estão: amazônias nacionais; biodiversidade; floresta e água; cultura; regularização fundiária e das terras indígenas; e infraestrutura.

O ciclo é fruto de uma parceria de cooperação técnica e acadêmica entre universidade e sociedade civil que integra o Grupo de Pesquisa Políticas Públicas, Territorialidades e Sociedade do IEA; o Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP; e o Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS).

Os idealizadores da iniciativa são Neli Aparecida de Mello-Théry, coordenadora do Grupo de Pesquisa e vice-diretora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP, Luiz Carlos Beduschi Filho, professor da EACH, e João Paulo Capobianco e Juliana Cassano Cibim, ambos do IDS.

Foto: Neil Palmer/CIAT-Wikipedia


Ciclo Diálogos sobre a Amazônia na Contemporaneidade
Aula inagural: Amazonias Nacionais: A Guiana Francesa
De agosto a dezembro, sempre às 14h30
Sala de Eventos do IEA, Rua Praça do Relógio, 109, Bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo (localização)
Ciclo de debates voltado para pós-graduados e pós-graduandos - inscrições encerradas
Transmissão ao vivo pela web
Informações: Cláudia Regina Tavares, telefone (11) 3091-1686 ou e-mail clauregi@usp.br
Ficha do evento: www.iea.usp.br/eventos/dialogos-sobre-a-amazonia-2a-edicao