Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Instituições lançam iniciativa pró-vacina em Ribeirão Preto

Instituições lançam iniciativa pró-vacina em Ribeirão Preto

por Thais Cardoso - publicado 17/10/2019 16:05 - última modificação 18/10/2019 16:05

Ações serão desenvolvidas ao longo do próximo ano na cidade

De acordo com dados do Programa Nacional de Imunizações, a taxa de cobertura vacinal geral no Brasil caiu de 95%, em 2015, para 71%, em 2018. Doenças que até então tinham sua incidência controlada, como o sarampo, estão voltando a fazer vítimas. Ciente da urgência de enfrentar esse cenário, o Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP está articulando uma série de atividades para tentar reverter essa situação e trazer mais conhecimento à população sobre a importância das vacinas.

A iniciativa lançada hoje (17), na mesma data em que se comemora o Dia Nacional da Vacinação, é organizada em parceria com o Centro de Terapia Celular (CTC), o Instituto Ribeirão 2030, o Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias (CRID), os projetos de divulgação científica Ilha do ConhecimentoVidya Academics, e o Gaming Club da FEA-RP.

O objetivo é unir instituições acadêmicas e de pesquisa, poder público, institutos e órgãos da sociedade civil para atacar diretamente esse problema, planejando e coordenando atividades conjuntas durante todo o ano de 2020, explorando as potencialidades de cada instituição participante.

Entre as ações que serão realizadas estão: produção de material informativo; intervenções em escolas, espaços públicos e centros de saúde; eventos expositivos; combate às informações falsas; e desenvolvimento de games.

Instituições, grupos e associações interessados em integrar a iniciativa e colaborar com os projetos podem entrar em contato pelo e-mail iearp@usp.br.