Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / 'International Days', no Canadá, terá participação de pesquisadora do IEA

'International Days', no Canadá, terá participação de pesquisadora do IEA

por Fernanda Rezende - publicado 06/03/2015 18:10 - última modificação 11/08/2015 16:53

Sylvia Dantas, coordenadora do grupo de pesquisa Diálogos Interculturais do IEA, fará palestras sobre “Migração e o papel dos gêneros” e “Orientação Intercultural”.
Sylvia Duarte Dantas
Sylvia Dantas, que participará do 'International Days', no Canadá

Sylvia Dantas, coordenadora do grupo de pesquisa Diálogos Interculturais do IEA, participará do “International Days”, uma semana de encontros, debates e atividades culturais sobre diferentes países promovida pela Thompson Rivers University, de British Columbia, no Canadá.

A pesquisadora irá proferir duas palestras: no dia 11, falará sobre “Migração e o papel dos gêneros”; no dia 12, sobre “Orientação Intercultural”.

No primeiro dia, Dantas irá abordar a mudança de comportamento que, muitas vezes, homens e mulheres precisam sofrer ao migrar para outro ambiente cultural, tudo para que se adaptem ao que é considerado apropriado no novo local. Partindo de pesquisas realizadas com brasileiros que mudaram para outros países e estrangeiros que vieram para o Brasil, a apresentação buscará indicar como o gênero pode ser crucial para a compreensão do processo de migração.

Na palestra seguinte, a professora apresentará o trabalho de orientação/aconselhamento que realiza na Universidade de São Paulo (USP) e na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), parte de um projeto de pesquisa em que são oferecidos workshops preparatórios para alunos e professores antes de se depararem com uma nova cultura.

O International Days acontece de 10 a 13 de março.