Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Ipea e IEA estabelecem Acordo de Cooperação Técnica

Ipea e IEA estabelecem Acordo de Cooperação Técnica

por Fernanda Rezende - publicado 16/11/2021 17:20 - última modificação 18/11/2021 16:01

Cerimônia virtual de assinatura acontece no dia 18 de novembro, às 15h.

No dia 18 de novembro, às 15h, será celebrado Acordo de Cooperação Técnica entre o IEA e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). A cerimônia será transmitida ao vivo pelo canal do Ipea no YouTube e pode ser acompanhada pelo público [clique aqui para se inscrever].

O acordo prevê a elaboração conjunta de estudos referentes à relação entre estratégias de desenvolvimento, políticas de inovação e relações internacionais, a qual requer uma abordagem multidisciplinar sobre teorias do desenvolvimento, da inovação e do emprego de técnicas de mensuração estatística e econométrica. Nesse sentido, os pontos de complementariedade entre o IEA e o Ipea possibilitam uma atuação conjunta importante para desenvolvimento de estudos nessa área.

Como parte dessa nova colaboração entre Ipea e IEA, a revista Tempo do Mundo, da Diretoria de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais (Dinte) do Ipea, abre a chamada de artigos para o dossiê "As Dimensões Internacionais das Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação", que será publicado no número 28 da publicação, com lançamento em abril de 2022.

Os manuscritos devem ser submetidos até 15 de janeiro de 2022 e tratar dos aspectos das políticas voltadas à promoção da ciência, tecnologia e inovação (CT&I). De acordo com os editores, a área de CT&I "desempenha papel crucial na governança pública e privada global, na política externa dos Estados nacionais e nas atuações internacionais dos representantes da sociedade civi​l" [veja as condições para submissão de artigos].

Participarão da assinatura do acordo o presidente do Ipea, Carlos von Doellinger, o reitor da USP, Vahan Agopyan (por mensagem gravada), o diretor do IEA, Guilherme Ary Plonski, e o diretor internacional do Ipea, Ivan Oliveira.

A abertura da chamada de artigos para o número 28 da revista Tempo do Mundo terá apresentações da diretora do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP, Janina Onuki; do vice-presidente sênior de Redes de Pesquisa da Elsevier (Oxford, Reino Unido), Carlos Henrique Brito Cruz; do coordenador do Grupo de Análise da Conjuntura Internacional (GACInt) do IRI-USP e um dos coordenadores da edição da revista,  Alberto Pfeifer; e do editor da publicação, Pedro Silva Barros.

Assinatura do Acordo IEA - Ipea e Abertura da Chamada de Artigos do n° 28 da Revista Tempo do Mundo “As Dimensões Internacionais das Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação”
18 de novembro, das 15h às 16h15
Evento aberto ao público mediante inscrição
Transmissão: Plataforma Webex e Youtube do Ipea