Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / José Goldemberg torna-se membro da Academia Paulista de Letras

José Goldemberg torna-se membro da Academia Paulista de Letras

por Flávia Dourado - publicado 11/02/2014 13:53 - última modificação 11/02/2014 13:54

Goldemberg, ex-reitor da USP, toma posse no dia 13 de fevereiro, às 19 horas, em cerimônia a ser realizada no Teatro da Academia Paulista de Letras.

O físico José Goldemberg, ex-reitor da USP (1986-89) e professor honorário do IEA, toma posse na Academia Paulista de Letras (APL) no dia 13 de fevereiro, quando passa a ocupar a Cadeira nº 25 como membro efetivo. A cerimônia acontece às 19 horas, no Teatro da APL.

Doutor em ciências físicas pela USP, Goldemberg é professor do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da Universidade. Reconhecido por seus estudos na área de física nuclear, meio ambiente e energia em geral, ele integra a Academia Brasileira de Ciências (ABC), é presidente do Global Energy Assessment, sediado em Viena, Áustria, e foi presidente da Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência (SBPC).

Além de dedicar-se à pesquisa e à docência, Goldemberg atuou ativamente na política: foi ministro da Educação (1990-91), secretário de Ciência e Tecnologia do governo federal (1990-1991) e secretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo (2002-07).

Em janeiro, Goldemberg foi escolhido pelo novo reitor da USP, Marco Antonio Zago, para presidir a Comissão Coordenadora das Comemorações dos 80 anos da Universidade.

Interessados em participar da cerimônia de posse devem confirmar presença pelos e-mails acadsp@terra.com.br e ineshita@usp.br ou pelo telefone (11) 3331-7222. O Teatro da Academia Paulista de Letras fica no Largo do Arouche, 321, São Paulo.

registrado em: , ,