Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / José Renato Nalini é o novo secrétario da Educação do Estado de São Paulo

José Renato Nalini é o novo secrétario da Educação do Estado de São Paulo

por Mauro Bellesa - publicado 29/01/2016 12:15 - última modificação 29/01/2016 12:12

José Renato Nalini, ex-conselheiro do IEA, tomou posse no dia 28 de janeiro como novo secretário da Educação do Estado de São Paulo.
Posse de José Renato Nalini como secretário da Educação
José Renato Nalini (esq.), novo secretário da Educação do Estado de São Paulo, e o governador Geraldo Alckmin se cumprimentam após a assinatura do termo de posse

O desembargador e professor de direito constitucional José Renato Nalini, ex-conselheiro do IEA, tomou posse ontem (28 de janeiro) como novo secretário da Educação do Estado de São Paulo. A cerimônia ocorreu no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, com a presença dos demais secretários estaduais e de vários educadores (leia o discurso de posse).

De acordo com o site da Secretaria da Educação, Nalini declarou após a solenidade que  "chamará todos aqueles que puderem colaborar para que possamos fazer com que a escola de São Paulo seja um lugar atraente, um lugar onde a criança goste de estar, não só no período de aula, mas também no fim de semana, e que possamos usar a escola com seus espaços para exposições, teatro, concursos, para tudo aquilo que puder atrair a comunidade".

Graduado em ciências jurídicas e sociais pela PUC-Campinas, ele tornou-se mestre e doutor em direito constitucional pela Faculdade de Direito da USP. É autor de diversos artigos científicos e textos, especialmente sobre: ética; formação e recrutamento de juízes; e estrutura e aperfeiçoamento do Poder Judiciário. No IEA, foi o conselheiro representante da sociedade civil de 2010 a 2012

Nalini presidiu o Tribunal de Justiça de São Paulo no biênio 2014-2015 e foi corregedor geral da Justiça para o Estado de São Paulo no biênio anterior. Ele ingressou na Magistratura em 1976, depois de atuar no Ministério Público de São Paulo durante três anos.

Atualmente, Nalini é professor da Escola Paulista de Magistratura, da Universidade Nove de Julho e da Sociedade Padre Anchieta de Ensino, além de integrar a diretoria da Academia Paulista de Letras, da qual já foi presidente e secretário-geral. Lecionou também na Fundação Armando Álvares Penteado e na Universidade Paulista.

Foto: Diogo Moreira/A2img/Secretaria da Educação do Estado de São Paulo