Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Kabengele Munanga é o novo integrante do Grupo de Pesquisa Diálogos Interculturais

por Mauro Bellesa - publicado 05/03/2015 15:10 - última modificação 11/03/2015 09:28

Antropólogo Kabengele Munanga passa a integrar o Grupo de Pesquisa Diálogos Interculturais.
Kabengele Munanga
O antropólogo Kabengele Munanga

O antropólogo Kabengele Munanga é o novo integrante do Grupo de Pesquisa Diálogos Interculturais. Elé é professor titular do Departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), onde atua desde 2012 como professor sênior do Centro de Estudos Africanos (CEA).

De acordo com a coordenadora do grupo de pesquisa, a psicóloga Sylvia Dantas, da Unifesp, o ingresso de Munanga "vem enriquecer o trabalho desenvolvido, que tem como meta instaurar diálogos no campo interdisciplinar que permitam uma maior aproximação em relação à complexidade dos fatores decorrentes do contato entre culturas".

PERFIL

As áreas de trabalho de Munanga são antropologia das populações afro-brasileiras, antropologia africana e direitos humanos, nas quais se dedica principalmente às questões relacionadas com racismo, identidade, identidade negra, África e Brasil. À renomada carreira como pesquisador, o antropólogo soma a militância contra o racismo e em defesa dos direitos humanos.

Relacionado

• "Trajetória" — Programa da TV USP — Entrevista com Kabengele Munanga
    26/9/2013
    Parte 1 — Parte 2
  • Relações Étnico-Raciais — Vídeo-aula com Kabengele Munanga — Núcleo de Estudos Afros da UFF
    2009

Nascido em 1942 no antigo Zaire (atual República Democrática do Congo), Munanga graduou-se em antropologia na Université Officialle du Congo em Lumumbashi, em 1969. No mesmo ano recebeu bolsa do governo belga para pesquisar no Musée Royal de l'Afrique Centrale, em Tervuren, e fazer o doutorado na Université Catholique de Louvain.

Voltou ao Congo em 1971 para realizar pesquisas de campo, mas a bolsa foi interrompida por questões políticas antes que ele concluísse o doutorado. Em 1975 veio fazer o doutorado na USP. Como já estava bastante adiantado em seu projeto, doutorou-se em 1977. No mesmo ano voltou para o Congo para continuar sua militância política e colocar seus conhecimentos à disposição do país. No entanto, teve de fugir para o Brasil em 1979, indo lecionar na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Em 1980, iniciou sua carreira como docente na USP, vindo a se tornar professor titular do Departamento de Antropologia da FFLCH em 2001, onde se aposentou em 2012. É autor de 16 livros, três deles em coautoria e seis deles como organizador, além de 40 capítulos de livros e 44 artigos publicados em periódicos especializados. Orientou 20 teses de doutorado e 11 dissertações de mestrado.

Na USP, além de já contar com 35 anos de dedicação ao ensino e à pesquisa, foi diretor do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) (1983-1989), vice-diretor do Museu de Arte Contemporânea (MAC) (2002-2006) e diretor (2002-2006) e vice-diretor (2006-2010) do Centro de Estudos Africanos (CEA).

Em 2002, foi agraciado pelo Ministério da Cultura com a Ordem do Mérito Cultural e, em 2013, recebeu a Ordem de Rio Branco, no grau de oficial, outorgada pelo Ministério das Relações Exteriores.

GRUPO

O Grupo de Pesquisa Diálogos Interculturais concentra suas análises nos deslocamentos humanos em suas diversas formas, como emigração e imigração voluntárias ou forçadas. Os trabalhos abrangem o estudo sobre migrantes, expatriados, intercambistas e pessoas em situação de exílio, refúgio e escravidão, além do contato com culturas nativas/autóctones. O grupo investiga dimensões como identidade nacional, identidade étnica/racial, identidade cultural, subjetividade, alteridade, gênero, relações intergrupais, preconceito/discriminação, ética/violência, expressões artísticas, estética cultural, percepção, multiculturalismo, tradução, bilinguismo, classe, entre outros aspectos.

Foto: TV Brasil