Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / SUS e desnutrição infantil são discutidos no lançamento de 'Estudos Avançados' 78

SUS e desnutrição infantil são discutidos no lançamento de 'Estudos Avançados' 78

por Mauro Bellesa - publicado 30/09/2013 09:50 - última modificação 26/10/2015 22:16

Edição 78 da revista "Estudos Avançados", com o dossiê "Saúde e Nutrição", foi lançada em encontro que teve exposições de Carlos Augusto Monteiro, José Filippi Jr. e Ana Lydia Sawaya.
ASSISTA AO VÍDEO
FOTOS DO EVENTO


Notícias
"'Estudos Avançados' explora as relações
entre saúde e nutrição"

"Reflexões sobre o SUS" — "Jornal da USP"

Os avanços e desafios do Sistema Único de Saúde (SUS) nos últimos dez anos e os estudos sobre a desnutrição infantil no Brasil foram os temas dos expositores convidados no lançamento da edição 78 da revista "Estudos Avançados", no dia 13 de setembro. (A edição digital pode ser lida na SciELO.)

Além de Ana Lydia Sawaya, da Unifesp e coordenadora do Grupo de Pesquisa Nutrição e Pobreza, e Carlos Augusto Monteiro, da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, ambos autores na edição, o evento teve também a participação de José Filippi Jr., secretário municipal da Saúde de São Paulo.

Lançamento de 'Estudos Avançados' 78
Carlos Augusto Monteiro, José Filippi Jr., Ana Lydia Sawaya e Alfredo Bosi na abertura do evento

Ana Lydia historiou a atuação do grupo que coordena, que completou em 2013 dez anos de atividades no IEA, para explicar a origem dos seis artigos que compõem o dossiê "Nutrição e Pobreza" da revista. Segundo ela, o grupo surgiu em decorrência das atividades do Centro de Recuperação e Educacional Nutricional (Cren), que começou como um programa de extensão universitária na Unifesp há 23 anos.

Os artigos sobre nutrição e pobreza na edição tratam de temas variados: metodologias para o tratamento da obesidade infantil; perfil socioeconômico e nutricional de moradores de favelas em Maceió, AL, beneficiários do Bolsa Família; estudo sobre crianças subnutridas e desnutridas e as práticas pré-escolares de leitura e escrita; aspectos clínico-pediátricos da importância do tratamento em hospital-dia de crianças com subnutrição primária; reflexão conceitual e estratégica para a compreensão e enfrentamento  das questões de nutrição e pobreza; e uma reflexão do ponto de vista brasileiro sobre os obstáculos para a implementação governamental de dietas saudáveis em grande escala.

Monteiro apresentou as principais ideias presentes no artigo que escreveu com colaboradores sobre os efeitos das desigualdades socioeconômicas na estatura das crianças brasileiras no período de 1974 a 2007, publicado no dossiê "Saúde Pública" da edição. Explicou que o grupo de trabalho do qual faz parte na FSP tem como linha principal de pesquisa entender a evolução das condições de saúde da população como se fossem experimentos naturais, com o intuito de entender a natureza dos problemas e os fatores que os determinam, de maneira a informar os formuladores de políticas públicas.

Ana Estela Haddad
A primeira-dama Ana Estela Haddad prestigiou o lançamento

O pesquisador destacou que a desnutrição infantil no Brasil vem se reduzindo muito desde os anos 70: "Tínhamos 50% de crianças com desnutrição severa nos anos 70 e agora temos 6 ou 7%". Ele comentou que o mais interessante das pesquisas é que entre 1996 e 2007, datas dos últimos inquéritos sobre a questão, a desnutrição infantil caiu de forma acelerada, fruto da redução das desigualdades sociais: "Se consideradas só as famílias com constituem os 20% mais pobres da população, a taxa caiu de 31% para 11%".

SUS

O secretário Filippi Jr. disse que Brasil é o único país com mais de 100 milhões de habitantes que assumiu o compromisso de adotar um sistema público e gratuito de saúde. No entanto, destacou que há muito desafios, sendo um dos principais a questão do subfinanciamento do sistema: "25% da população é usuária de planos de saúde privados, com o consumo de 4,7% do PIB, enquanto o SUS, com 3,9% do PIB,  tem o desafio de levar o atendimento de saúde a 75% da população, com o usuário do SUS consumindo menos de 1/3 dos recursos per capita da saúde no país".  Filippi Jr. defende a taxação de heranças como uma fonte permanente de mais recursos para o sistema.

Um artigo bastante discutido por Filippi Jr, Monteiro e por um dos integrantes do público, o professor José Carvalheiro, do Observatório da Inovação e Competitividade do IEA e ex-professor visitante do Instituto, foi "A Saúde Pública do Brasil", de Gilson Carvalho, especialista em saúde pública e administração hospitalar e ex-secretário de Assistência à Saúde do Ministério da Saúde. No artigo, Carvalho faz uma análise contundente sobre os últimos dez anos do Sistema Único de Saúde (SUS), sobretudo quanto ao não cumprimento da legislação existente e às distorções e carências no financiamento do sistema, apesar de admitir que no período  "saímos da indigência, do marco zero, para oferecer inúmeros cuidados de saúde individuais e coletivos".

 

O lançamento foi prestigiado pela primeira-dama da cidade de São Paulo Ana Estela Haddad, professora da Faculdade de Odontologia da USP e coordenadora do programa municipal Cidade Carinhosa, voltado ao atendimento da primeira infância, com a promoção da saúde, educação, assistência social, direito de brincar, direito à diversidade e o combate à violência.

Fotos: Mauro Bellesa/IEA-USP