Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Livro promove debate interdisciplinar sobre deficientes mentais de Goiás

Livro promove debate interdisciplinar sobre deficientes mentais de Goiás

por Flávia Dourado - publicado 26/08/2014 16:40 - última modificação 27/08/2014 12:09

A obra é baseada na tese defendida por Marilucia Melo Meireles no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da USP; a pesquisa teve orientação de Eda Tassara, coordenadora do Grupo de Pesquisa Política Ambiental do IEA.

Capa Livro Os Bobos em GoiásO livro "Os 'Bobos' em Goiás: Enigmas e Silêncios" (Editora UFG, 368 páginas, R$ 35,00), da psicanalista Marilucia Melo Meireles, será lançado no dia 29 de agosto, às 14 horas, no Auditório Paulo Kobayashi da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).

A obra é baseada na tese de doutorado defendida pela autora no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da USP. O trabalho foi orientado por Eda Tassara, professora do Instituto de Psicologia (IP) da USP e coordenadora do Grupo de Pesquisa Política Ambiental do IEA.

No encontro, Meireles fará uma exposição sobre a pesquisa que deu origem ao livro e apresentará o vídeo-documentário que produziu durante o estudo de campo. Os debatedores serão Tassara; o psicanalista Flávio Carvalho Ferraz, livre docente pela USP; e a também psicanalista Maria Auxiliadora Cunha Arantes, doutora em Ciências Sociais pela PUC-SP.

OS "BOBOS"

Na pesquisa que deu origem ao livro, Meireles investigou as determinações psicossociais dos deficientes mentais que residem na Cidade de Goiás (GO) e fazem parte do cotidiano do lugar há mais de um século. Popularmente chamados de "bobos", esses indivíduos são acolhidos por famílias locais, que lhes oferecem casa e comida em troca da prestação de serviços domésticos.

No trabalho, a autora recorre a elementos da psicologia social, psicanálise, antropologia, neurologia e genética para fazer uma crítica ao tratamento de submissão que os "bobos" recebem e para desvelar origens, referenciais ideológicos e justificativas por trás dessas relações sociais.

De acordo com ela, o estudo contribui "para o registro da existência dos 'bobos', dos costumes relacionados a eles, para que não se percam no mutismo, no silêncio".

O lançamento é uma iniciativa da Comissão da Verdade do Estado de São Paulo "Rubens Paiva" e do SOS Racismo, ambos ligados à Alesp. O evento é gratuito e aberto ao público. A Alesp fica Avenida Pedro Álvares Cabral, 201, Ibirapuera - São Paulo, SP.