Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Goldemberg, Krieger e Souza Martins integram lista para presidência da Fapesp

Goldemberg, Krieger e Souza Martins integram lista para presidência da Fapesp

por Mauro Bellesa - publicado 17/08/2015 11:35 - última modificação 03/09/2015 12:04

Professores honorários do IEA José Goldemberg e Eduardo Moacyr Krieger e o sociólogo José de Souza Martins, colaborador do Instituto, são os integrantes da lista tríplice submetida ao governador para escolha do novo presidente da Fapesp.
José Goldemberg, José de Souza Martins e Eduardo Moacyr Krieger
José Goldemberg, José de Souza Martins e Eduardo Moacyr Krieger

José Goldemberg e Eduardo Moacyr Krieger, ambos professores honorários do IEA, e José de Souza Martins, colaborador regular do Instituto, são os integrantes da lista tríplice submetida ao governador Geraldo Alckmin para escolha do novo presidente da Fapesp.

A lista foi definida pelo Conselho Superior da fundação no dia 12 de agosto. O novo presidente substituirá Celso Lafer, cujo segundo mandato na presidência da Fapesp termina no dia 7 de setembro.

Goldemberg é pesquisador e professor emérito do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP e professor emérito do Instituto de Física (IF), também da USP. Desde a criação do IEA (durante sua gestão como reitor da USP), Goldemberg participa de atividades do Instituto ligadas ao meio ambiente, energia, sustentabilidade e ensino superior. Ele foi secretário de Ciência e Tecnologia, secretário do Meio Ambiente e ministro da Educação do governo federal, secretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo e presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Souza Martins é professor emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, instituição onde fez toda sua carreira acadêmica como sociólogo. Ele tem sido um colaborador regular da revista "Estudos Avançados" do IEA (artigo mais recente). Na University of Cambridge (Reino Unido), foi pesquisador visitante do Centro de Estudos Latino-Americanos, titular da Cátedra Simón Bolivar e pesquisador do Trinty Hall College. Também lecionou na University of Florida (Estados Unidos) e no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (Portugal).

Krieger é vice-presidente do Conselho Superior da Fapesp e professor emérito da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP. No IEA, participa de discussões sobre políticas de ciência e tecnologia e também de debates a respeito de ensino superior e pesquisa acadêmica. Krieger foi presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e diretor da Unidade de Hipertensão do Instituto do Coração (InCor) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP).