Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Livro digital sobre covid-19 recebe ISBN

Livro digital sobre covid-19 recebe ISBN

por Thais Cardoso - publicado 15/03/2022 17:02 - última modificação 15/03/2022 17:02

Numeração atesta direito autoral à publicação, que foi criada a partir de curso da FCFRP, UPVacina e Rede Análise Covid-19

O livro digital Tudo que você precisa saber sobre a covid-19. Doença, prevenção e fake news, desenvolvido pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da USP, União Pró-Vacina (UPVacina) e Rede Análise Covid-19 e publicado em novembro do ano passado, agora ganha um ISBN (International Standard Book Number).

A numeração pertence a um sistema internacional de identificação de livros e softwares que classifica as obras por título, autor, país, editora e edição. A ideia de gerar o ISBN para o livro partiu de um dos autores, o professor da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP Fabio Scorsolini-Comin e foi viabilizada pela docente da Unesp Gláucia Prates.

“Além de garantir que os leitores terão acesso à versão correta do nosso trabalho, o ISBN atesta o direito autoral do livro, produzido com colaborações de muitos pesquisadores. A Plataforma Lattes, por exemplo, é uma das plataformas que exigem o ISBN das publicações, o que não deixa de ser um reconhecimento ao trabalho produzido”, explica a docente da FCFRP-USP Carolina Aires, que também é autora da obra.

O livro é fruto do curso Retomada gradual das atividades presenciais: o que devemos saber sobre a covid-19, realizado desde o início da pandemia pela FCFRP, com apoio da UPVacina e da Rede Análise Covid-19. “Apesar de ser gratuito e atualizado a cada edição, o curso tinha seu conteúdo restrito aos participantes que se inscreviam. Por isso, após 8 edições do curso, entendemos que o melhor a se fazer era a compilação de todas as ideias em um livro, de forma a tornar o material ainda mais acessível”, diz a professora.

O material inclui artes, ilustrações, vídeos e áudios em 142 páginas que explicam, sempre com linguagem clara, conceitos gerais sobre a covid-19, como sintomas da doença e prevenção, além de tratamentos, máscaras, vacinas e saúde mental na pandemia. Também há uma seção sobre fake news e desinformação relacionadas ao coronavírus. Todos os conteúdos podem ser compartilhados por meio de links com seus conhecidos, amigos e familiares pelas redes sociais.

“Também estamos abertos a oferecer esse livro digital para escolas e prefeituras que tenham interesse em trabalhar o conteúdo em atividades para o público. Ele já foi utilizado, por exemplo, como base para o Programa Embaixadores da Ciência da FCFRP-USP, uma iniciativa para que jovens possam compreender os estágios e os motivos da pesquisa científica, contribuindo para o combate à desinformação”, afirma Carolina.

Com informações do Jornal da USP.