Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Livro sobre polinizadores no Brasil concorre ao Prêmio Jabuti

Livro sobre polinizadores no Brasil concorre ao Prêmio Jabuti

por Mauro Bellesa - publicado 08/10/2013 15:55 - última modificação 09/10/2013 15:32

“Polinizadores no Brasil: Contribuição e Perspectivas para a Biodiversidade, Uso Sustentável, Conservação e Serviços Ambientais" foi produzido por grupo do IEA.

capapolinizadoresnobrasil.jpg

O livro “Polinizadores no Brasil: Contribuição e Perspectivas para a Biodiversidade, Uso Sustentável, Conservação e Serviços Ambientais" é um dos dez finalistas da categoria Ciências Naturais do Prêmio Jabuti, o mais importante do mercado editorial brasileiro. A obra é uma realização do Grupo de Pesquisa Serviços dos Ecossistemas do IEA.

O livro contém 23 estudos de 85 pesquisadores de 36 instituições científicas do país. Seus organizadores são Vera Lucia Imperatriz-Fonseca (coordenadora do grupo de pesquisa do IEA), Dora Ann Lange Canhos, Denise Araújo Alves e Antonio Mauro Saraiva. Com 488 páginas e preço de R$ 120,00, o livro pode ser adquirido nas livrarias e no site da Edusp, responsável por sua  publicação.

Segundo os organizadores, o objetivo do trabalho é aprofundar o conhecimento da situação dos polinizadores no Brasil, seu declínio e seu impacto na agricultura, na biodiversidade e no agronegócio. Eles explicam que, embora seja uma preocupação mundial, o declínio de populações de polinizadores é mais pronunciado nos trópicos, onde a grande maioria das espécies arbóreas depende de animais polinizadores e onde há uma forte pressão antrópica sobre áreas naturais preservadas para finalidades agrícolas.

TEMAS

O livro começa com estudos sobre a conservação de biomas, as síndromes de polinização e os polinizadores vertebrados, apresentando uma lista inédita destes, reunida por especialistas brasileiros. Em seguida, os artigos tratam de polinizadores como besouros e mariposas, mas concentram-se nas abelhas, os polinizadores mais utilizados na agricultura.

Outros artigos tratam de bases de dados de plantas e polinizadores, dos métodos de avaliação de biodiversidade, de coleções de polinizadores e informatização dos acervos, de construção de palinotecas (coleções de grãos de pólen) e sua importância para manejo de polinizadores. Estudos de casos utilizando a modelagem preditiva como método de comunicação com os tomadores de decisão são apresentados tendo em vista as alterações no clima previstas pelo Painel Intergovernamental de Mudanças Climática (IPCC) da ONU. As espécies invasoras também estão contempladas no livro, bem como o efeito das ações antrópicas (modificação da paisagem, pesticidas) sobre a conservação e uso dos polinizadores.

Os vencedores das 27 categorias do 55º Prêmio Jabuti serão conhecidos no dia 17 de novembro. A cerimônia de entrega do prêmio será no dia 3 de novembro, na Sala São Paulo, na cidade de São Paulo.

 

Relacionado

Site do livro

Notícia