Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Livros sobre gestão de praias e governança do oceano são lançados pelo IEA

Livros sobre gestão de praias e governança do oceano são lançados pelo IEA

por Beatriz Herminio - publicado 27/10/2022 16:40 - última modificação 09/11/2022 09:28

No dia 16 de novembro, às 10h, a Cátedra Unesco para Sustentabilidade do Oceano lança dois livros editados pelo IEA em 2022: "Gestão de praias: do conceito à prática" e "Challenges in Ocean Governance in the Views of Early Career Scientists". O evento de lançamento terá transmissão ao vivo pela internet, e interessados em participar de forma presencial na Cidade Universitária devem realizar inscrição.

O primeiro é resultado de mais de uma década de trabalho coletivo e reúne informações, conceitos, perspectivas e práticas sobre governança de praias no Brasil, enquanto o segundo traz ensaios produzidos por participantes da São Paulo School of Advanced Science on Ocean Interdisciplinary Research and Governance (SPSAS Ocean), realizada em 2018 na USP, a respeito da transformação de sistemas sociológicos e da relação entre oceano e sociedade.

Gestão de praias

Capa livro praiaCom 17 capítulos e dividida em quatro partes, a publicação aborda definições e conceitos sobre praia, bases para a gestão desses espaços, marco teórico e legal e métodos e práticas de gestão. É organizada por Briana Bombana, da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB), Alexander Turra, professor do Instituto de Oceanografia (IO) da USP e coordenador da cátedra, e Marcus Polette, da Universidade do Vale do Itajaí.

"Ela propõe uma agenda de pesquisa, esclarece desafios e possibilidades para o avanço do conhecimento na temática e convida todos os cidadãos, independentemente da origem científica, a uma reflexão crítica sobre a sustentabilidade no uso dos recursos do mar", declara Karen de Oliveira Silverwood-Cope no prólogo.

Segundo ela, que é coordenadora-geral de Oceano, Antártica e Geociências do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações, o livro destaca a importância ecossistêmica desses ambientes, considerando seus atributos econômicos, sociais, ambientais e culturais, e demonstra que a praia depende de uma gestão complexa que envolve saneamento básico, gestão de resíduos sólidos, gestão ambiental, gerenciamento costeiro e marinho, e ordenamento territorial em dimensões urbana e rural. Esses aspectos são desenvolvidos pelos autores com dados, informações técnicas e reflexões científicas.

Ao longo do primeiro bloco, os textos exploram temas como os hábitos sociais de uso das praias, as bases para a construção de um sistema de avaliação da qualidade desses espaços, o processo de erosão costeira e a ecologia de praias arenosas.

No campo da gestão, são apresentadas ferramentas de gerenciamento costeiro e indicadores de praias. Também é feita uma análise da capacidade de carga das praias, sua relação com a malha urbana e práticas de educação ambiental e de gestão para mudanças climáticas. Alguns autores ainda tratam de casos específicos de gestão, como na Espanha e no Rio de Janeiro, e das praias na legislação brasileira.

A publicação reúne textos dos organizadores e dos pesquisadores Angelo Ricardo Christoffoli, Bruno Abe Saber, Camilo Mateo Botero, Carlos Pereira da Silva, Catarina Fonseca, Denis Moledo de Souza Abessa, Gladys Pérez de la Fuente, João Luiz Nicolodi, Julio Cesar Wasserman, Jussara Shirazawa de Freitas, Leonardo Yokoyama, Lilia Itzel Sosa Argáez, Marcelo Petracco, Márcia Regina Lima de Oliveira, Moysés Gonsalez Tessler, Omar Cervantes, Paul Geerders, Pedro Roberto Jacobi, Samara Cazzoli y Goya, Sergio Ricardo da Silveira Barros, Silvio Soares Macedo e Víctor Yepes.

Challenges in Ocean Governance in the Views of Early Career Scientists

Capa livro oceanTrazendo a visão de cientistas de diversas instituições em início de carreira, o livro busca analisar a construção de ordens, coordenação e práticas sociais relacionadas ao oceano. É organizado por Bruno Meirelles de Oliveira, do Instituto Internacional de Análise de Sistemas Aplicados, na Áustria, Juan Carlos Farias Pardo, do Centre for Coastal Research (CCR), da Universidade de Agder, e Alexander Turra.

Para o diretor do IEA Guilherme Ary Plonski, que assina o prefácio da obra, o livro é um exemplo do resultado da rede colaborativa global criada entre cientistas pelo SPSAS Ocean. O programa teve respaldo na preparação para a Década do Oceano, que compreende o período de 2021 a 2030.

Ele afirma que a abordagem contemporânea em relação ao oceano destaca duas dimensões: seu potencial econômico e seu papel crucial no desafio das mudanças climáticas. "Uma forma de estabelecer uma conexão entre essas duas dimensões, bem como outras, é por meio do conceito abrangente do desenvolvimento sustentável."

Com nove capítulos, o livro trata de temas como poluição marinha, pesca costeira, governança do alto mar e comércio de frutos do mar. Aborda aspectos ambientais da Região Metropolitana da Baixada Santista; resiliência dos sistemas socioecológicos (SES) costeiros e suas limitações; gestão dos SES baseada em ecossistemas e metas de sustentabilidade; e gerenciamento de dados para pesquisa nos campos da ciência do mar. Além disso, apresenta sugestões para a condução de uma ciência transdisciplinar e ferramentas para educação ambiental.

A obra reúne textos dos organizadores e dos pesquisadores Ana Carolina Esteves Dias, Dragana Paleček, Savannah Hartman, Loreley Lago, Thaís Rech, Lorena Lopes Almeida, Luciana Yokoyama Xavier, Maila Guilhon, Leandra Regina Gonçalves, Helio Herminio Checon, Natalia de Miranda Grilli, Guilherme Nascimento Corte, Felipe Medeiros, Matheus Ruiz, Vanessa Fontes, Gustavo Gesini Britto, Giulia Giusti, Oscar G. Zamora García, Regina Avila Santos, Nancy Oduor, Ana Emília Woltrich, Adán Fragoso, Bruno Meirelles de Oliveira, Douglas Vieira da Silva, Bianca Haas, Jack Daly, Danai Tembo, Amavi N. Silva, Daniela Gadens Zanetti, Paula Birocchi, Luiz Davi Lizcano-Sandoval, Rafael Gomes Menezes e Isa Elegbede.


Lançamento dos livros "Gestão de Praias" e "Challenges in Ocean Governance in the Views of Early Career Scientists”
16 de novembro, 10h
Evento público e gratuito
Inscrição prévia para presença na Sala do Conselho Universitário, Rua da Reitoria, 374, Butantã, São Paulo, SP
Para mais informações, escrever para catedraoceano@usp.br
Página do evento