Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / A importância da manufatura aditiva nas estratégias de empresas e países

A importância da manufatura aditiva nas estratégias de empresas e países

por Mauro Bellesa - publicado 13/05/2014 12:05 - última modificação 29/09/2015 22:25

Impressora 3DEduardo de Senzi Zancul, da Escola Politécnica (Poli), e Reginaldo Teixeira Coelho, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), serão os expositores do seminário Manufatura Aditiva: Aplicações e Impactos nas Cadeias de Valor, que se realiza no dia 16 de maio, às 11 horas, na Sala de Eventos do Instituto de Estudos Avançados (IEA).

Os pesquisadores apresentarão as diversas vertentes da manufatura aditiva —  aquela em que as peças são produzidas com a deposição (adição) de material, como no caso das impressoras 3D —  como a produção de protótipos, as aplicações low-end em ambiente doméstico e as aplicações high-end na produção de itens finais na indústria.

Relacionado

Serão discutidas as perspectivas de adoção da tecnologia em maior escala na indústria e os potenciais impactos para as estratégias de produção de empresas e de países. Os expositores tratarão também dos desafios técnicos envolvidos, da posição do Brasil diante da tecnologia e do que deve ser feito para sua disseminação no país.

O seminário é uma realização do Observatório da Inovação e Competitividade/NAP (OIC) do IEA. A coordenação e a moderação serão de Mario Salerno, coordenador do OIC.

A participação é gratuita, aberta a todos os interessados e não requer inscrição. A Sala de Eventos do IEA-USP fica na Rua Praça do Relógio, 109, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo (localização). Quem não puder comparecer poderá acompanhar o seminário ao vivo pela web.

Foto: Keith Kissel