Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Marcia Aparecida de Oliveira ingressa como professora sênior no IEA

Marcia Aparecida de Oliveira ingressa como professora sênior no IEA

por Leandra Rajczuk Martins - publicado 24/06/2022 10:05 - última modificação 16/03/2023 11:40

Conselho Deliberativo aprova filiação de nova docente em reunião do dia 22 de junho

Márcia Aparecida Ferreira de Oliveira - Perfil
Marcia Aparecida, especialista em Saúde Mental. Foto: Arquivo Pessoal
O Conselho Deliberativo (CD) do IEA aprovou em reunião realizada nesta quarta-feira, dia 22 de junho, a filiação de nova docente na categoria de professor sênior. Marcia Aparecida Ferreira de Oliveira, professora livre docente aposentada da Escola de Enfermagem (EE) da USP teve seu pedido de ingresso e plano de atividades aceitos no âmbito do Programa de Professor Sênior do Instituto referendados pelo CD. O plano de atividades iniciou em 13 de maio de 2022 com término previsto para o dia 12 de maio de 2024.

O projeto de pesquisa de Marcia contempla diversas frentes de atuação, dentre elas atividades de extensão, de ensino, na pós-graduação, doutorado e mestrado, além de outras iniciativas ligadas diretamente ao Grupo de Pesquisa Interdisciplinar de Políticas Públicas em Saúde Mental (GPIPPSAM), do qual a pesquisadora é vice-coordenadora.

O grupo tem por objetivo incrementar as parcerias nacionais e internacionais com organizações acadêmicas, não governamentais e sociais, por meio do modelo de governança. No âmbito do projeto estão sob sua responsabilidade dois cursos de atualização em Políticas Públicas de Saúde Mental ao ano e a cada dois anos um Curso de Especialização em Gestão em Saúde Mental.

Marcia Aparecida também é líder do Grupo de Estudos em Álcool e Outras Drogas (GEAD) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Entre os anos de 2011 e 2013 foi vice-coordenadora do Programa USP-Diversidade vinculado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP. De setembro de 2013 até meados de 2018 coordenou a Comissão de Residência Multiprofissional da USP. Atua principalmente nos seguintes temas de pesquisa: Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, Enfermagem em Saúde Mental, Reabilitação Psicossocial, Políticas Públicas de Saúde e Direitos Humanos.