Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Mesa-redonda discute desafios da educação infantil

Mesa-redonda discute desafios da educação infantil

por Thais Cardoso - publicado 01/03/2024 15:01 - última modificação 01/03/2024 15:01

Evento marca homenagem à professora Clotilde Rossetti Ferreira por suas importantes contribuições à área

A Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP, e o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação e Economia Social (Lepes) promovem no dia 12 de março, a partir das 13h30, a mesa-redonda "Desafios Contemporâneos da Educação Infantil".

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas neste link. O evento, que será exclusivamente presencial, no Anfiteatro André Jacquemin da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP, fará ainda uma homenagem à professora Maria Clotilde Therezinha Rossetti Ferreira, conhecida nacional e internacionalmente por suas contribuições em temas como educação infantil, adoção, abrigamento e acolhimento familiar.

Professora emérita da FFCLRP-USP, Clotilde é licenciada em Filosofia e especialista em Psicologia Clínica pela PUC-SP, doutora em Psicologia pela University of London, com pós-doutorado no Institute of Child Health, Londres, e no Laboratoire de Psycho-Biologie de l’Enfant, Paris. Foi integrante do Centro de Investigações sobre Desenvolvimento Humano e Educação Infantil (Cindedi). Desenvolveu projetos de pesquisa e atuação sobre apego e desenvolvimento de relações afetivas, inserção de bebês em creche, interação de bebês, promoção de qualidade na educação coletiva de crianças pequenas, acolhimento familiar, acolhimento institucional e adoção.

Na ocasião, também será exibido o primeiro episódio de uma série documental produzida pelo Lepes sobre "Grandes Nomes da Educação", que vai abordar a trajetória da professora Clotilde. Em seguida, será realizada a mesa-redonda, focada em uma discussão sobre os parâmetros de qualidade da Educação Infantil. Participam do debate as professoras Ana Paula Soares, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da FFCLRP-USP; Marisa Vasconcelos Ferreira, do Instituto Superior de Educação Vera Cruz e pesquisadora da Fundação Carlos Chagas; e Thaís Silva Nonô, diretora do Departamento de Educação Infantil da Unidade de Gestão de Educação na Prefeitura Municipal de Jundiaí. A mediação é da pesquisadora do Lepes Camila Martins.

Mais informações: iearp@usp.br.

Sobre a Cátedra

A Cátedra Sérgio Henrique Ferreira é uma iniciativa do IEA-RP financiada pelo Santander Universidades que mobiliza pesquisadores e instituições em torno da contribuição efetiva com políticas públicas em cidades de médio porte. Seu foco atual é a educação, integrando instituições e iniciativas locais para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem.

A Cátedra também desenvolve projetos com outros parceiros, como a B3 Social, a Fapesp e a Fundação Telefônica. Para saber mais informações sobre as atividades dela, inscreva-se no canal no Telegram, no grupo do Whatsapp ou em nossa newsletter.