Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Migrações: a globalização forçada

Migrações: a globalização forçada

por Flávia Dourado - publicado 07/08/2006 00:00 - última modificação 15/05/2019 09:25

Número 57 da revista "Estudos Avançados" reúne 18 artigos sobre movimentos migratórios internos e externos, com foco na realidade brasileira.

capa57b.jpg"O Brasil, que foi, há um século, um típico país de imigração, tornou-se, a partir de 1980, aproximadamente, um exportador de mão-de-obra, ou seja, um país de emigração", comenta Alfredo Bosi, editor da revista Estudos Avançados, que tem na edição nº 57 o dossiê "Migração", com 18 artigos.

Em 2003, o Ministério das Relações Exteriores estimava em 1,9 milhão o número de brasileiros vivendo no exterior. A essa realidade de âmbito internacional, somam-se os movimentos migratórios internos. Para Bosi, os efeitos causados por tão grande êxodo não são apenas de ordem econômica: "Problemas de identidade cultural e de comportamento afloram em todos os pólos visados pelas migrações".

O dossiê contempla diversos aspectos dessa "globalização forçada, que evidencia agudos desequilíbrios regionais", como destaca o editor. A necessidade de articulação de políticas de migração internacional com esforços para o desenvolvimento econômico e social dos países envolvidos, os impactos da imigração para os EUA e França nos processos políticos e sociais dos dois países e os efeitos (negativos e positivos) da remessa de dinheiro para a economia dos países de origem dos imigrantes são alguns dos aspectos de caráter internacional analisados no dossiê.

Em relação ao Brasil, o conjunto de textos trata das relações migratórias com o Japão, da emigração para Portugal, da organização dos brasileiros em Boston, EUA, e de questões ligadas aos países sul-americanos: situação social dos brasileiros e descendentes no Paraguai; mobilidade de populações na tríplice fronteira de Brasil, Peru e Colômbia e nas fronteiras Brasil-Guiana e Brasil-Venezuela; e o processo de inserção de bolivianos na cidade de São Paulo. Também é abordado o desafio para quantificar e traçar o percurso da imigração palestina na América Latina.

Quanto às migrações internas, o dossiê traz artigos sobre o processo de urbanização no Brasil na segunda metade do século 20, a concentração nas grandes cidades e metrópoles e a queda de afluxo de imigrantes para estas nas duas últimas décadas, origens e destinos dos fluxos migratórios de acordo com a escolaridade dos migrantes e a emigração de nordestinos para Roraima.

O nº 57 de "Estudos Avançados" tem 422 páginas. O preço do exemplar é R$ 30,00 e a assinatura anual (três edições) custa R$ 80,00. Para saber mais sobre outras edições e sobre como adquirir exemplares e assinaturas, entre em contato com Edilma Martins (estavan@usp.br), telefone (11) 3091-1675, ou consulte www.iea.usp.br/revista. A coleção completa da revista está acessível em formato digital na biblioteca eletrônica SciELO (Scientific Electronic Library Online), www.scielo.br.

ASSISTA AQUI AO VÍDEO DO EVENTO