Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Mudança no clima já é realidade, dizem especialistas

Mudança no clima já é realidade, dizem especialistas

por Thais Cardoso - publicado 05/09/2023 15:41 - última modificação 05/09/2023 15:41

Em entrevista ao USP Analisa, os professores Tércio Ambrizzi e Paulo Artaxo discutem as consequências desse fenômeno

O verão deste ano no Hemisfério Norte e o inverno aqui no Brasil registraram temperaturas muito mais altas que o previsto, deixando um alerta claro sobre as consequências que ainda vamos enfrentar em relação ao aquecimento global e às mudanças climáticas. Para discutir esse tema, o USP Analisa conversa nesta semana com o professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP Tércio Ambrizzi e com o professor do Instituto de Física da USP Paulo Artaxo, que também são respectivamente coordenador e vice-coordenador do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Mudanças Climáticas da USP.

Segundo Tércio, o aquecimento da atmosfera tem impacto na modificação do clima e pode significar fenômenos extremos não apenas em relação a secas e calor, mas também precipitações fora do normal e temperaturas baixas.

“Se estivéssemos no inverno, poderíamos ter extremos de ondas de frio, também. Lembrando que o extremo significa que pode ir tanto para um lado quanto para outro. Estamos infelizmente caminhando muito rapidamente aquilo que queríamos atingir lá em 2050. Estamos chegando muito mais perto do 1,5ºC de média global nesses próximos anos e, portanto, do que vai acontecer no futuro, se nós não estivermos efetivamente tomando providências drásticas da redução dos gases de efeito estufa”, diz ele.

Para Paulo, o cenário atual mostra que as mudanças climáticas, antes previstas para um futuro relativamente distante, já são a realidade atual. “O clima já mudou e está mudando muito rapidamente. A questão das mudanças climáticas globais está, na verdade, se agravando muito mais, de uma maneira mais rápida e mais forte do que os modelos climáticos do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas estavam prevendo. E o Brasil tem que se preparar para essas questões”, alerta o professor.

O USP Analisa é quinzenal e leva ao ar pela Rádio USP nesta sexta, às 16h45, um pequeno trecho do podcast de mesmo nome, que pode ser acessado na íntegra nas plataformas de podcast Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Deezer e Amazon Music.

O programa é uma produção conjunta do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP e da Rádio USP Ribeirão Preto. Para saber mais novidades sobre o USP Analisa e outras atividades do IEA-RP, inscreva-se em nosso canal no Telegram ou em nosso grupo no Whatsapp.