Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Pesquisadora do IEA é a nova vice-diretora da EACH

Pesquisadora do IEA é a nova vice-diretora da EACH

por Flávia Dourado - publicado 06/01/2014 17:50 - última modificação 07/01/2014 09:21

Neli Aparecida de Mello-Théry, coordenadora do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas, Territorialidade e Sociedade do IEA, foi nomeada para o cargo em dezembro.
Neli Aparecida de Mello Théry
Neli Aparecida Mello-Théry

Em dezembro de 2013, o reitor João Grandino Rodas nomeou a nova vice-diretora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP, a geógrafa Neli Aparecida de Mello-Théry, coordenadora do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas, Territorialidade e Sociedade do IEA. Ela ocupará o cargo durante os próximos quatros anos, ao lado da geóloga Maria Cristina Motta de Toledo, nomeada diretora da EACH na mesma ocasião.

Professora da EACH desde 2005, Neli Aparecida integra redes e laboratórios de pesquisa no Brasil e na França. Seus estudos concentram-se nos temas: dinâmicas territoriais, políticas ambientais e territoriais, meio ambiente e desenvolvimento sustentável, gestão urbana e ordenamento territoriais, meio ambiente e políticas internacionais. No grupo de pesquisa do IEA, que coordena desde sua fundação, em 2009, investiga políticas de desenvolvimento que resultam em profundas modificações no espaço geográfico e nas esferas econômica e social.

A geógrafa é mestre pela Universidade de Brasília (1997) e pela Université Paris X, França (1999), onde também se tornou doutora com titulação dupla junto à USP (2002). Obteve dois títulos de livre-docência, um pela USP (2008) e outro pela Université Rennes 2 (2011). Foi diretora de pesquisa do Ibama e consultora do Banco Mundial, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e da Unesco. Atuou em diversas instituições do governo federal e do Distrito Federal na área de gestão ambiental, trabalho que alternou com a docência na UnB, onde atualmente ocupa o cargo de pesquisadora associada.