Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Nicolau Sevcenko, professor de Harvard e ex-integrante do IEA, morre aos 61 anos

por Mauro Bellesa - publicado 14/08/2014 18:20 - última modificação 15/08/2014 16:59

Nicolau Sevcenko, morto no dia 13 de agosto, era professor titular da Harvard University e foi professor da Universidade de São Paulo.
Nicolau Sevcenko
Nicolau Sevcenko em entrevista
à Harvard Gazette em outubro de  2010
Roberto Ventura, Nicolau Svecenko e Lilia Schwarcz
Nicolau Sevcenko (centro), Roberto Ventura (1957-2002) e Lilia Schwarcz durante o seminário O Impacto da Mídia Eletroeletrônica no Repertório Visual, em 26 de novembro de 1993, no IEA

O historiador Nicolau Sevcenko, professor titular da Harvard University e ex-professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, morreu na quarta-feira, 13 de agosto, aos 61 anos, em consequência de enfarto.

Sevcenko atuou também no IEA no início dos anos 90, quando integrou o Grupo de Estudo de História Cultural, tendo proferido conferência e participado de vários seminários.

Relacionado

Entrevista

Em Harvard, Sevcenko lecionava historia e cultura da América Latina e do Brasil. Ao longo de sua carreira, destacou-se pelos estudos sobre a cultura brasileira, literatura, arte e desenvolvimento das principais cidades do país.

Sevcenko graduou-se em história pela FFLCH-USP, onde também obteve o título de doutor (1981). De 1986 a 1990, realizou pesquisa de pós-doutorado em história da cultura na University of London, Reino Unido, onde tinha como companheiro de sala o historiador Eric Hobsbawn (1917-2012). Tornou-se livre-docente pela USP em 1992.

Além de lecionar na USP e em Harvard, Sevcenko também foi professor na PUC-SP e na Unicamp e editorialista do jornal "Folha de S.Paulo".

Suas principais obras são "A Revolta da Vacina" (1984), "Literatura como Missão" (1985), "Orfeu Estático na Metrópole" (1992) e "A Corrida para o Século XXI" (2001).

Foto (a partir do alto): Stephanie Mitchell/Harvard University; Mauro Bellesa/IEA-USP

registrado em: , ,