Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / 4 ex-diretores recebem o título de professor honorário do IEA

4 ex-diretores recebem o título de professor honorário do IEA

por Mauro Bellesa - publicado 27/03/2021 13:15 - última modificação 06/04/2021 17:31

Em cerimonia virtual no dia 25 de março, durante a 200ª Reunião do Conselho Deliberativo, quatro ex-diretores do IEA receberam o título de professor honorário.

 

Cerimônia virtual de concessão de título de professor honorário a quatro ex-diretores
Cerimônia virtual reuniu intergrantes do IEA, dirigentes acadêmicos, familiares dos homenageados e outras pessoas

Os professores Jacques MarcovitchUmberto CordaniJoão SteinerCésar Ades (os dois últimos in memoriam) agora integram o rol de professores honorários do IEA.

Eles receberam a honraria em cerimônia virtual durante a 200ª Reunião do Conselho Deliberativo (CD) do Instituto, no dia 25 de março.

O título é uma concessão do CD a professores aposentados da USP com destacada trajetória acadêmica dedicada Universidade.

Prestigiada pelo reitor Vahan Agopyan e pelo pró-reitor de Pesquisa, Sylvio Canuto, a cerimônia foi coordenada pelo diretor do IEA, Guilherme Ary Plonski, e acompanhada por ex-diretores, conselheiros e ex-conselheiros do Instituto, dirigentes e docentes de outras unidades da USP, representantes de instituições parceiras do IEA, familiares e ex-alunos dos homenageados, entre outras pessoas [leia as manifestações sobre a homenagem (via chat) de parte do público que acompanhou a cerimônia].

Os novos professores honorários, além de suas atividades acadêmicas, destacaram-se também como gestores na Universidade e fora dela, em organismos governamentais, entidades científicas e projetos nacionais e internacionais [veja o perfil de cada um abaixo].

Na abertura da solenidade, Plonski destacou que o IEA é uma construção no espaço e no tempo. No espaço, a construção se dá pelo fato de o Instituto acolher pesquisadores das demais unidades da USP e de inúmeras instituições nacionais e internacionais, afirmou. "A construção no tempo é demonstrada pela satisfação de temos a participação constante de ex-diretores e ex-conselheiros desde a criação do Instituto em 1986."

Coube ao conselheiro Sérgio Adorno, editor da revista "Estudos Avançados", a saudação aos novos professores honorários. Disse que cerimônias como aquela são uma oportunidade para "uma instituição refletir sobre o passado, compreender o presente e se habilitar para o futuro".

Adorno destacou as principais características intelectuais e acadêmicas dos homenageados, com destaque para as iniciativas e ênfases de cada em suas gestões do Instituto.

Em seu agradecimento, Jacques Marcovitch ressaltou o papel que o IEA pode ter no debate de aspectos que caracterizam a chamada "crise universal do futuro", entre os quais as questões climáticas, a construção de valores e os impactos da revolução digital.

Lembrando da conferência do historiador e jurista Raymundo Faoro sobre a questão nacional e a modernização, Marcovitch afirmou que aprendeu nela a diferença entre modernidade e modernização, com esta "baseando-se no o progresso a qualquer preço e com valores da cidadania em segundo plano". Nesse sentido, defendeu o esforço para "alinhar o Brasil às nações modernas e não às meramente modernizadoras".

Umberto Cordani relatou as relações que manteve ao longo dos anos com os outros três homenageados, seja como diretor do IEA ou em outros cargos diretivos que ocupou na USP durante 14 anos. No Instituto, lembrou do convite que recebe de Marcovitch, então diretor, para coordenar a Área de Ciências Ambientais no início dos anos 90, antes de ele mesmo ser escolhido como novo diretor.

Ele destacou também a oportunidade que o IEA lhe deu para conviver com inúmeras personalidades de todas as áreas do conhecimento, tanto conferencistas convidados quanto professores visitantes. "O IEA foi uma das passagens mais ricas da minha vida acadêmica", declarou.

Os agradecimentos à concessão in memoriam do título de professor honorário a João Steiner (1940-2020) e a César Ades (1943-2012) foram feitos para viúva do primeiro, Eliana Steiner, e pelo genro de Ades, José Gabbay.

Eliana falou sobre a personalidade de Steiner e a convivência familiar, tão valorizada pelo pesquisador, sem deixar de se dedicar à astrofísica e às instituições mesmo no ambiente doméstico, em trabalhos e estudos adicionais à noite e muitas vezes nos finais de semana, segundo ela. "João teve uma vida plena durante seus 70 anos, com as escolhas que fez e o compartilhamento dos frutos de seus trabalhos com os pares", afirmou.

Falando em nome da família de Ades, Gabbay, comentou aspectos dos 11 anos em que conviveu com o pesquisador, destacando sua amabilidade, bom humor e envolvimento permanente com a pesquisa e seus orientandos. "Foi uma das pessoas mais apaixonadas pelo que fazia que conheci. No período antes de sua morte, estava um pouco bravo por ter tido de se aposentar, mas dizia que iria continuar a trabalhar em sua área de pesquisa."

Futuro

No encerramento da cerimônia, o reitor Vahan Agopyan elogiou o IEA pela iniciativa de homenagear quatro ex-diretores: "Na mais recente reunião do Conselho Universitário, eu disse que a Universidade é muito econômica em homenagens, não apresentamos às novas gerações as lideranças que transformarem a USP na potência que ela é".

Agopyan afirmou que os quatro homenageados conseguiram e conseguem "enxergar a Universidade e a sociedade de uma maneira mais ampla, prevendo dificuldades e almejando coisas novas".

Essa é a perspectiva com que Agopyan vê o IEA: "Sempre apoio o Instituto porque ele tem uma função vital na concepção de uma Universidade moderna, que não tem medo de discutir assuntos que não cabem numa unidade, num instituto ou num departamento. Para mim, o IEA é o think tank da USP, e no pós-pandemia terá uma posição ainda mais demandada".

Perfis

Jacques Marcovitch

Jacques Marcovitch
Diretor do IEA de 1989 a 1993, Marcovitch é doutor em administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) e mestre pela Universidade Vanderbilt, EUA. Realizou pós-doutorado no Instituto Internacional de Administração, Suíça. Foi reitor da USP de 1997 a 2001, pró-reitor de Cultura e Extensão Universitária de 1994 a 1997 e diretor da FEA de 1983 a 1986. No setor público, presidiu as empresas de energia do Estado de São Paulo (CESP, CPFL, Eletropaulo e Comgás) e foi secretário de Economia e Planejamento do Estado de São Paulo. Atualmente, além das atividades acadêmicas como professor sênior da FEA, da qual é professor emérito, e do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP, integra o Conselho Superior do Instituto Graduado de Estudos Internacionais e do Desenvolvimento (IHEID, na sigla em inglês). Recebeu do governo francês a Ordem Nacional da Legião de Honra da França. No Brasil, foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem do Rio Branco, outorgada pelo Ministério das Relações Exteriores, e a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico, concedida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

 

Umberto Cordani

Umberto Cordani
Especialista em geocronologia, Cordani foi diretor do IEA de 1994 a 1997 e diretor do Instituto de Geociências (IGc) de 1981 a 1991. Especializou-se em geocronologia na Universidade da Califórnia em Berkeley, EUA, e obteve o título de doutor pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFLC).  Realizou pesquisa de pós-doutorado na Universidade Livre de Bruxelas, Bélgica. É professor emérito do IGc e foi professor visitante de diversas universidades estrangeiras, entre as quais a Universidade Livre de Bruxelas, a Universidade do Chile, a Universidade do Texas em Dallas, a Universidade de Oxford, a Universidade da Califórnia em San Diego, a Universidade de Estudos de Milão, a Universidade de Aveiro, a Universidade de Estrasburgo, a Universidade de Marselha e a Universidade Cornell. Presidiu a União Internacional de Ciências Geológicas. É membro da Academia Brasileira de Ciências bem como das academias de ciências de  França, Portugal, Latino-Americana e da Academia Mundial de Ciências para o Desenvolvimento da Ciência em Países em Desenvolvimento (TWAS, na sigla em inglês). Recebeu a Grã-Cruz da Ordem do Mérito Científico, concedida pelo MCTI, e a comenda Ordem das Palmas Acadêmicas, conferida pelo governo francês.

 

João Steiner

João Steiner (1950-2020)
Diretor do IEA de 2003 a 2007 e diretor do Instituto Astronomia, Geofísicas e Ciências Atmosféricas (IAG), Steiner morreu em setembro de 2020, aos 70 anos, ainda integrante do quadro de professores ativos da USP como professor titular. Formou-se em física pelo Instituto de Física (IF) e tornou-se mestre e doutor pelo IAG, tendo realizado pós-doutorado na Universidade Harvard, EUA. Desde 2014, coordenava, pela Fapesp, a participação brasileira do projeto de construção do Telescópio Gigante de Magalhães, no Observatório Las Campanas, Chile. Antes, de 1996 a 2003, foi membro dos conselhos diretores dos telescópios Gemini, SOAR e GMT. Steiner foi presidente da Sociedade Astronômica Brasileira, secretário geral da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), diretor de Ciências Espaciais e Atmosféricas do Inpe (1987-1989), diretor do Laboratório Nacional de Astrofísica, secretário do MCTI e coordenador da implantação do Sistema Paulista de Parques Tecnológicos. Era membro da Academia Brasileira de Ciências, da Academia de Ciências do Estado de São Paulo e da Twas, além de membro honorário da Sociedade Astronômica Americana, dos EUA.

 

César Ades

César Ades (1943-2012)
Referência nacional e internacional em etologia (estudo do comportamento dos animais), Ades foi diretor do IEA de 2008 a 2011. Foi também diretor e vice-diretor do Instituto de Psicologia (IP), onde desenvolveu toda sua carreira acadêmica, da graduação à livre-docência, tendo se aposentado como professor titular meses antes de sua morte aos 69 anos em março de 2012. Integrou o Conselho Internacional de Etologistas e a Sociedade Internacional de Psicologia Comparativa, além de ter sido vice-presidente da Sociedade Brasileira de Etologia, da qual foi um dos fundadores. Foi editor da "Revista de Etologia" e membro conselho editorial das revistas "Behavior and Philosophy" e "Acta Ethologica". Participou do Conselho Curador da Fuvest e do Conselho Deliberativo do Hospital Universitário da USP.

 


 

 

Manifestações de parte do público que acompanhou a cerimônia

Sylvio Canuto [pró-reitor de Pesquisa da USP] – Parabéns ao IEA por esse justo reconhecimento. E parabéns aos professores honorários pelos extraordinários serviços prestados!

Luiz Bevilacqua [ex-reitor da UFRJ e ex-professor visitante do IEA] - Caríssim0 Cordani, meus parabéns pela merecida homenagem. Você é um exemplo para todos. Um grande abraço. Infelizmente já não temos entre nós o querido amigo Steiner, com quem tive o prazer de trabalhar para a implementação do Soar. Um grande homem e cientista.

Caetano Juliani [diretor do Instituto de Geociências da USP] - Parabéns ao IEA pela iniciativa e aos homenageados, que muito valorizam nossa universidade e o universo científico.

Cláudia Costin [diretora do Centro de Políticas Educacionais da FGV-SP e conselheira do IEA] - Ótimos nomes que merecem nossas homenagens, mas gostaria de destacar, em particular, o de Jacques Marcovitch, que tantas contribuições trouxe para os campos do meio-ambiente e da educação.

Fabio Frezatti [diretor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP] - Parabéns a todos os homenageados e especial referência ao nosso prof. Jacques. Mais do que merecidas homenagens. Parabéns, Ary e Roseli: evento de reconhecimento muito significativo para o ambiente e memória. Excelente!

Marcos Nogueira Martins [professor e ex-diretor do Instituto de Física da USP] - Parabéns ao IEA por essa merecida homenagem e pelo conjunto de professores honorários, que nos faz muito orgulhosos.

Ana Maria Loffredo [diretora do Instituto de Psicologia (IP) da USP] - Parabéns ao IEA por estas belas homenagens! Em nome do Instituto de Psicologia, registro a enorme emoção pela homenagem a nosso tão querido e respeitado professor Cesar Ades!

José Álvaro Moisés [professor sênior e coordenador do Grupo de Pesquisa Qualidade da Democracia do IEA]: Quero me associar aos demais colegas para cumprimentar os nossos colegas que tão merecidamente são hoje homenageados.

Oswaldo Baffa [professor e ex-diretor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFLCRP) da USP e ex-coordenador do Polo Ribeirão Preto do IEA] - O IEA está de parabéns ao reconhecer o trabalho e a contribuição dos homenageados de hoje. Todos tiverem importantíssimo papel não somente no IEA, mas também na USP. Tive a felicidade de conviver com todos em diferentes atividades. Um momento ímpar de emoção, homenagem e reconhecimento.

Nora Dalva [ex-mulher de César Ades] – O prof. Cesar Ades sempre foi um grande contribuinte para o IEA, merecedor desta homenagem. Ficaria muito feliz em participar deste encontro. Parabéns a todos os homenageados!  Trajetos brilhantes que estão sendo reconhecidos pelo IEA.

Pedro Leite Dias (diretor do IAG-USP): Parabéns ao IEA. Foi uma honra ter servido ao IEA sob a batuta dos quatro homenageados!!!

Diana Vidal [diretora do Instituto de Estudos Brasileiros da USP] - Congratulo a todos os homenageados e ao IEA pela bela iniciativa, que não apenas representa um justo reconhecimento às trajetórias dos professores como reafirma a importância da universidade na promoção do conhecimento científico e da cultura.

Xixo Piragino [diretor presidente da Escola Superor de Gestão e Contas Públicas (EGC) do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP)] Parabéns aos professores homenageados pelo IEA. O IEA hoje é parceiro de uma iniciativa com a Escola de Gestão e Contas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo. Vale ressaltar uma especial homenagem ao prof. Jacques Marcovitch, pois, se hoje sou o diretor presidente da EGC-TCMSP é porque fui diretor da Escola de Governo. E ele foi o responsável pela saudosa Escola de Governo (iniciativa do prof. Fábio Konder Comparato) se conveniar com a USP, parceria que durou 15 anos no histórico prédio da Maria Antonia. Parabéns ao IEA-USP!

Cristina Bruno [coordenadora do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia (PPGMus) da USP] - Parabéns ao IEA e, especialmente, aos homenageados!

Vera Lucia Imperatriz-Fonseca [professora do Instituto de Biociências (IB) da USP e integrante do Grupo de Pesquisa Serviços de Ecossistemas do IEA] - Os momentos partilhados no IEA nos propiciam uma grande oportunidade de convivência com mentes extraordinárias. É um espaço único da Universidade. Parabéns aos homenageados e ao Conselho do IEA por essa tarde histórica.

Emanuel Carrilho [diretor do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP] - O IQSC tem o Instituto de Estudos Avançados na mais alta conta e valorização. Parabenizamos o IEA pelo trabalho de alto nível e pelas justas homenagens aqui apresentadas hoje! Parabéns aos professores honorários!

Luís Carlos de Souza Ferreira [diretor do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP] - Parabéns aos homenageados pelas contribuições ao IEA, à USP e à ciência brasileira e mundial. Respeito e carinho de todos do Instituto de Ciências Biomédicas da USP!!

Martin Grossmann [professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e ex-diretor do IEA] - Justa homenagem aos professores, pesquisadores, gestores, intelectuais que sempre engradeceram e engrandecem o nosso IEA, como a USP e a nossa Nação.

Alberto Pfeifer Filho [coordenador geral do Grupo de Análise da Conjuntura Internacional (Gacint) do Instituto de Relações Internacionais IRI da USP] - Parabéns aos homenageados e ao Conselho do IEA pela iniciativa. Um reconhecimento especial ao mestre e sempre inspirador prof. Jacques Marcovitch.

Nílson José Machado [professor da Faculdade de Educação (FE) da USP e integrante da Cátedra Educação Básica USP e Itaú Social] - Os quatro homenageados merecem todos os elogios como pesquisadores e professores, mas sobretudo como pessoas de boa vontade, absolutamente plenas de integridade. Nos bastidores das ações efetivas, cada um deles, à sua maneira, nos inspira, nos anima na busca do que há de melhor no ser humano.

Michel Lutaif [ex-representante discente no Conselho Deliberativo do IEA] - Parabéns a todos os homenageados e ao IEA pelo importante reconhecimento!

Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado [pró-reitora de Cultura e Extensão da USP] - Parabéns a todos os homenageados.

Fotos: Midiateca do IEA-USP