Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Seminário relembra trajetória do fisiologista Miguel Covian na FMRP

Seminário relembra trajetória do fisiologista Miguel Covian na FMRP

por Mauro Bellesa - publicado 21/08/2018 13:45 - última modificação 06/09/2018 14:29

O seminário "Miguel Covian: Uma Concepção de Universidade para os Dias Atuais" será realizado no dia 10 de setembro, no IEA.
Miguel Covian
O fisiologista Miguel Covian

Um dos incentivadores da criação da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, onde fundou o Departamento de Fisiologia, o cientista argentino naturalizado brasileiro Miguel Rolando Covian (1913-1992) terá sua atuação acadêmica recordada no encontro Miguel Covian: Uma Concepção de Universidade para os Tempos Atuais, no dia 10 de setembro.

Serão apresentados um relato histórico sobre a atuação de Covian na FMRP-USP, sua experiência universitária com mestres e discípulos, além da importância e valor cientifico e histórico da sua coleção, com destaque para a correspondência entre Covian e seu mestre, o argentino Bernardo Houssay, primeiro ganhador do Prêmio Nobel de Medicina ou Fisiologia (1947) da América Latina. Os dois mantiveram correspondência quase diária, só interrompida com a morte de Houssay em 1971.

O evento é organizado pelo Grupo de Pesquisa Tempo, Memória e Pertencimento, coordenado pela professora sênior do IEA Marina Massimi. A participação é aberta ao público e gratuita, mas requer inscrição prévia. Não é preciso se inscrever para acompanhar o encontro ao vivo pela internet.

Acervo

A partir do testamento de Covian, em que determinou a doação de sua biblioteca e arquivo para o Departamento de Fisiologia da FMRP-USP, nasceu a iniciativa de organização do Museu Histórico da faculdade e, especialmente, do acervo do fisiologista, sob a responsabilidade da professora Anette Hoffmann (uma das expositoras do seminário). O acervo é formado por biblioteca (cerca de 1.000 volumes), correspondência (1813 cartas), discos em vinil (música erudita e folclórica), publicações pessoais (livros e separatas) e fotografias.

Miguel Covian: Uma Concepção de Universidade para os Tempos Atuais
10 de setembro, das 9 às 18h
Sala Alfredo Bosi, rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo
Evento gratuito e aberto a todos os interessados, mediante inscrição prévia