Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / O astrofísico Mahir Saleh Hussein agora é 'fellow' da American Physical Society

O astrofísico Mahir Saleh Hussein agora é 'fellow' da American Physical Society

por Mauro Bellesa - publicado 12/12/2014 11:15 - última modificação 27/01/2015 16:12

Mahir S. Hussein
Mahir S. Hussein

O astrofísico Mahir Saleh Hussein, do Instituto de Física da USP e coordenador do Grupo de Pesquisa Astrofísica Nuclear Não Convencional do IEA, foi nomeado recentemente fellow* da American Physical Society (APS).

Hussein foi indicação para a fellowship pela Divisão de Física Nuclear da APS por suas "contribuições seminais ao longo de quatro décadas para a teoria das reações nucleares, seu papel de liderança na constituição de grupo teórico e na implantação de instalações para feixes radioativos experimentais, bem como pelos seus continuados esforços para o estabelecimento e manutenção de colaborações científicas em física nuclear entre o Brasil e os Estados Unidos".

A APS considera a atribuição da fellowship a um cientista como "uma distinção honorária em razão do reconhecimento, pelos pares, das excepcionais contribuições à física realizadas pelo homenageado".

Hussein é o único fellow da APS integrante da USP. Os outros fellows brasileiros da entidade são: Hilda Cerdeira, da Unesp; Elza Cruz Vasconcellos, da Unicamp; Luiz Davidovich, da UFRJ; Eduardo Montenegro, da UFRJ; e Alberto Santoro, da Uerj.

* O termo inglês fellow não possui equivalente em português, mas é comparável à denominação "membro correspondente", utilizada pela Academia Brasileira de Ciências e outras instituições científicas em casos similares.

Foto: Sandra Codo/IEA-USP